O jubilei, o papa e a anestia: haverá Esperança? Artigo de Gabriel Vilardi
Mesmo sem negar o ainda doloroso vazio deixado pelo papa da proximidade, os desafios do cotidiano se sucedem e as […]
O Papa Francisco afirma claramente que o modelo de Igreja de nosso tempo deve ser uma Igreja “em saída”:
“É vital que hoje a Igreja saia para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnâncias e sem medo”.
Em concordância com as declarações do papa, o Documento de Aparecida afirma:
“A Igreja é chamada a repensar profundamente e a relançar com fidelidade e audácia sua missão nas novas circunstâncias latino-americanas e mundiais… Isso não depende de grandes programas e estruturas, mas de homens e mulheres novos, discípulos de Jesus Cristo e missionários de seu reino, protagonistas de uma vida nova para uma América Latina que deseja se reconhecer com a luz e a força do Espírito”.
A própria Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entendeu que as Pastorais Sociais devem ser expressão da Ação Social Transformadora do Evangelho traduzido e concretizado pela Doutrina Social.
Nós da Pastoral Carcerária sabemos bem que nosso horizonte é sermos parte dessa Igreja “em saída”, na luta cotidiana contra o cárcere.
A igreja, assim como as pastorais, devem estar em movimento e na defesa da dignidade humana, para não correr o risco que a última Conferencia Latino Americana e do Caribe apontou, de se tornarem um “medíocre pragmatismo da vida cotidiana da Igreja na qual, aparentemente, tudo procede com normalidade, mas na verdade a fé vai se desgastando e degenerando em mesquinhez”.
Sendo assim, a Pastoral Carcerária, hoje, dentro de uma Igreja “em saída”, tem uma única e irrenunciável expressão: o mundo sem cárceres.
Mesmo sem negar o ainda doloroso vazio deixado pelo papa da proximidade, os desafios do cotidiano se sucedem e as […]
“O nome de Deus é misericórdia.” – Papa Francisco Em um mundo onde o julgamento parece mais rápido do que a […]
No último sábado (12) aconteceu a Assembleia Estadual da Pastoral Carcerária no Espírito Santo, regional Leste 3 da CNBB. O […]
A Coordenação da Pastoral Carcerária Nacional lamenta profundamente a morte do amado Bispo de Roma, FRANCISCO. Papa Francisco, atento aos […]
«Eu vi o Senhor!» (Jo 20,18) – foi assim que Maria de Magdala, marcada pela dor e pela perda, anunciou […]
Nos dias 5 e 6 de abril, em que a esperança se renova com o chamado à missão, a cidade […]
Nos dias 11 e 12 de março, em Brasília, ocorreu o Seminário Nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação […]
A esperança nunca está trancada. O amor não conhece grades. A justiça verdadeira nasce do encontro, do perdão e da […]
Estamos no Ano Santo do Jubileu da Esperança – “Peregrinos da Esperança”, proclamado pelo Papa Francisco para toda a Igreja. […]
A Pastoral Carcerária Regional Norte1 realizou neste primeiro final de semana do mês de fevereiro de 2025 sua assembleia eletiva, […]