No Acre, padre Valdir Silveira realiza formações sobre a Pastoral Carcerária

 Em Notícias

Entre os dias 4 e 7 de setembro, o padre Valdir João Silveira, coordenador nacional da Pastoral Carcerária, esteve no Acre para averiguar as condições carcerárias locais, conversar com autoridades e conduzir momentos formativos com os agentes da Pastoral Carcerária nas cidades de Rio Branco e Senador Guiomar.
No dia 4, o Padre participou de uma roda de conversa e oração na Paróquia Santa Inês, em Rio Branco, com presos do semiaberto. Essa atividade acontece todas as quartas-feiras e conta como remissão de pena. Os agentes penitenciários acompanham tudo e no final todos tem que assinar a lista de presença. Existem quatro religiões diferentes que se cadastraram para receber estes presos nas suas igrejas.
No dia seguinte, padre Valdir ministrou um momento formativo para diáconos permanentes, no qual apresentou detalhes do sistema prisional no Brasil, com destaque para o encarceramento em massa no Acre, detalhou como se dá a formação para os que querem ingressar na PCr e comentou, ainda, sobre a organização interna e a espiritualidade da Pastoral.
Em 6 de setembro, um sábado, o Padre encontrou-se com os coordenadores pastorais e agentes da PCr de paróquias da Diocese de Rio Branco. Na oportunidade, ele apresentou um panorama sobre o sistema penal brasileiro e o encarceramento em massa no Acre, e também explicou as etapas para montar e organizar um grupo de Pastoral Carcerária. Falou, ainda, sobre os canais de comunicação e a espiritualidade da PCr, bem como apresentou materiais de formação, com destaque para o manual “Agentes de Pastoral Carcerária. Discípulos e Missionários de Jesus Cristo”.
No último dia da visita, em 7 de setembro, o coordenador nacional da Pastoral Carcerária teve reunião com as lideranças da Paróquia Nossa Senhora das Graças, no município de Senador Guiomar. A pauta em questão foi a mesma tratada na formação do dia anterior em Rio Branco. No início da tarde, padre Valdir almoçou com os agentes da PCr e à noite presidiu missa na Catedral da Diocese de Rio Branco (foto), com grande participação de pessoas engajadas na Pastoral Carcerária.

LEIA TAMBÉM
Presos de Rio Branco (AC) relatam à PCr espancamentos e maus tratos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo