Coordenador estadual da PCr de São Paulo visita unidades prisionais

 Em Notícias

PCr Deyvid Amparo (1)Entre os dias 18 e 20 de setembro, o Coordenador Estadual da PCr-SP/CNBB-SUL1, Deyvid T. Livrini Luiz, esteve na Diocese de Amparo para diversas atividades pastorais.
Após recepção e almoço, na tarde do dia 18, acompanhado pela coordenadora diocesana da PCr de Amparo, a senhora Ana Aparecida Marques, e o agente de pastoral Vicente, ele visitou a Cadeia Pública Masculina de Itapira. À noite, houve avaliação da visita e preparativos para as atividades do dia seguinte.
No dia 19, pela manhã, a equipe se encaminhou à Cadeia Pública Feminina de Amparo, com cerca de 40 mulheres. Deyvid fez a oração, a leitura Bíblica (Ef. 6, 11-18) e a partilha com as presas. Ele destacou a importância da fé a da confiança em Deus e lembrou: “Deus não se esqueceu de vocês e não quer vocês aqui! Deus nos criou para liberdade”.
Após ouvirem as preces e conversarem individualmente com cada presa, os agentes da Pastoral encerraram a visita. Antes da saída, o delegado titular agradeceu a presença da PCr, destacando a importância do trabalho religioso nas Unidades Prisionais. Após o almoço, ocorreu a visita na Cadeia Pública Masculina de Serra Negra. Dessa vez com uma equipe de oito membros, que visita a unidade toda semana, ocorreu a visita Pastoral. Após ouvirem os apelos dos presos e orarem com eles, houve momento de partilha. Ao término da visita, o delegado titular recebeu Deyvid e Ana Marques para breve reunião, na qual se destacou o pequeno número de presos (cerca de dez), em decorrência de a unidade ser apenas de passagem.
Ainda naquela tarde, Deyvid, Ana e Vicente foram à Cadeia Pública Feminina de Santo Antônio da Posse. Cerca de 30 mulheres os acolheram com muita alegria para a breve, em decorrência do horário e da chuva. Após o jantar, para encerrar o dia, houve a avaliação das visitas e um breve planejamento sobre a reunião do dia seguinte.
No dia 20, aconteceu a reunião da PCr diocesana de Amparo, com a participação de cerca de 20 agentes. Deyvid expôs a situação atual do sistema Prisional Paulista, falou sobre o Manual de Formação Cristã no Cárcere e, brevemente, em virtude do tempo, tratou sobre a lei que proíbe a revista vexatória nas unidades prisionais do Estado de São Paulo. Ele encerrou sua exposição falando um pouco sobre a situação da mulher presa e respondendo dúvidas dos participantes. Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo de Amparo, acompanhado do padre Carlos, coordenador diocesano de pastoral, e do padre Alexandre, assessor diocesano da PCr, agradeceu a presença de Deyvid, o trabalho da senhora Ana Marques e de todos os agentes desta pastoral tão desafiadora da Igreja.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo