Visita ao Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade em Vespasiano/MG

 Em Artigos, Mulher Encarcerada, Notícias

No dia 23/03/2024, a coordenadora nacional para a Questão da Mulher Presa e a coordenadora estadual de MG para a Questão da Mulher Presa, juntamente com agentes da Pastoral de Belo Horizonte, realizaram uma visita ao Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade, localizado na Rua Capelinha, 100, Bairro Angicos, em Vespasiano/MG. Este centro, sob a responsabilidade da SEJUSP, acolhe presas com filhos de até um ano de idade, admitindo as mulheres a partir do sétimo mês de gravidez.

Durante a tarde, as visitantes interagiram com as mulheres e bebês presentes no centro em um momento de oração. Um espaço foi preparado com cadeiras organizadas e uma mesa que serviu para dispor o material levado pela PCR, incluindo balas, doces, santinhos, folhas de oração e músicas. Uma dinâmica de apresentação permitiu que as mulheres compartilhassem seus nomes, suas origens e quantos filhos tinham.

A visita se estendeu por aproximadamente 2 horas, proporcionando um momento de conexão e apoio para as detentas e seus filhos neste ambiente tão sensível e torturante. Para a Pastoral Carcerária, ficou ainda mais nítido que nenhuma mulher e nenhuma criança deve ser submetida à prisão.

 

Volatr ao topo