Agentes da Pastoral Carcerária de Taubaté (SP) participam de retiro

 Em Notícias

Retiro PCR TaubateEm 30 de janeiro, a Pastoral Carcerária da Diocese de Taubaté iniciou oficialmente os seus trabalhos com um dia providencial de retiro no Lar Escola Santa Verônica, em Taubaté (SP).
Acolhida dos participantes, café da manhã e um momento de oração, antecederam a reflexão dos dois primeiros temas do encontro: “Aonde iremos nós?” e “Eu e minha casa serviremos ao Senhor (Js 24,15)”, com a proposta de levar os participantes a pensarem sobre as suas atitudes pessoais em vista de uma frutuosa ação pastoral, contando com o apoio ou não da própria família nesta missão árdua junto às pessoas presas.
Após esses momentos de reflexão dirigidos pelo Padre Gabriel Henrique de Castro, assessor da Pastoral Carcerária da Diocese de Taubaté, também foram proporcionados alguns minutos de interiorização, costumeiramente chamados de “deserto”. A parte da manhã do retiro foi concluída adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, também suplicando as bênçãos sobre o almoço servido a seguir.
Na parte da tarde, o diácono transitório Marcelo Henrique de Souza, da Diocese de Taubaté, desenvolveu o tema: “Famílias em Cristo, comprometidas com a misericórdia divina”, em que os participantes foram convidados a aceitar a própria realidade familiar e olhá-la com uma perspectiva diferente, sobretudo, quando as marcas negativas assolam o próprio coração.
O dia de retiro foi finalizado com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Padre Gabriel, tendo também como motivação o seu segundo ano de vida sacerdotal em 1º de fevereiro. Após a missa, houve a partilha de um lanche comunitário e, por fim, a despedida, de forma fraterna, entre os participantes. Muitos membros da Pastoral Carcerária, sobretudo, o coordenador diocesano, Paulo de Tarso Oliveira, bem como do vice-coordenador diocesano e coordenador da Pastoral Carcerária da Sub-Região Pastoral de Aparecida, José Aparecido Dinallo, marcaram presença no retiro.
“Que reabastecidos por este momento especial do retiro, sejamos nós, membros da Pastoral Carcerária, instrumentos do amor misericordioso de Deus Pai (cf. Lc 6,36) junto aos irmãos presos e suas famílias, cultivando sempre a verdadeira humildade e disponibilidade”, desejaram os organizadores do retiro ao final da atividade.
 
FAÇA PARTE DA PASTORAL CARCERÁRIA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo