No contexto do Ano Nacional Mariano, em comemoração aos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, e com vistas a dar continuidade às formações para agentes da Pastoral Carcerária que atuam com as mulheres encarceradas, será realizado um encontro regional na cidade de Campo Grande (MS), entre 24 e 26 de março.
O tema do encontro será “Maria e as tantas marias nos cárceres”. Estão especialmente convidados para o encontro os agentes da Pastoral Carcerária atuantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Acre, Pará, Distrito Federal, Minas Gerais e Maranhão.
As inscrições dos agentes da Pastoral Carcerária interessados em participar podem ser feitas até 5 de março, porém o representante escolhido por cada estado pode ter condição especial de inscrição, desde que a faça até 15 de fevereiro. As inscrições devem ser enviadas por e-mail para a Irmã Petra Silvia Pfaller (mcpetra@gmail.com), contendo nome completo, RG e contatos (telefone e e-mail).
O encontro em Campo Grande será realizado na casa de formação do Regional da CNBB. Na pauta deste Encontro Regional está previsto: a mística da PCr e o Ano Nacional Mariano; Estudo das Regras de Bangkok (especificamente em relação à maternidade no cárcere, a questão da saúde, tortura e diversidade); e Articulação do GT nacional mulher presa (organização e ações no nível nacional e estadual).
O foco de todas as atividades é manter a mobilização pelo desencarceramento, rumo ao mundo sem prisões.
Neste ano ainda serão realizados mais dois encontros regionais: um para os estados do sul e sudeste, que será realizado em Curitiba; e outro em Fortaleza, que vai contemplar os agentes do norte e nordeste. Dessa forma, todos os estados terão oportunidade para participar de pelo menos um encontro.