PCr participa do III Encontro Nacional da Aliança das Comissões CBJP/CNBB e JPIC/CRB Nacional

 Em Igreja em Saída, Notícias

Dos dias 22 a 24 de fevereiro, mais de oitenta representantes da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), de Comissão Justiça e Paz Regionais e Diocesanos (CJP), de Justiça Paz e Integridade da Criação (JPIC) e da Conferência de Religiosos e Religiosas do Brasil (CRB) realizaram em Brasília o III Encontro Nacional da Aliança CBJP/CNBB e JPIC/CRB Nacional e o XVII Encontro Nacional das CJP e Afins. Os participantes vieram de 22 estados, garantindo a presença de todas as regiões do País.

Foram tratados diversos temas, como a ameaça de conflito internacional, envolvendo especialmente a Venezuela e o conflito armado na região, o modelo predador de desenvolvimento nacional, tendo como exemplo o papel das mineradoras, que causam perda da biodiversidade e ameaçam a existência de indígenas, quilombolas e outros povos originários e comunidades tradicionais.

Outras questões, como as agressões e ameaças a defensores e defensoras de direitos humanos, a destruição de direitos sociais, conquistados e incluídos na Constituição Federal de 1988, a Medida Provisória 870/2019, que redefine as atribuições dos órgãos do Poder Executivo, o projeto anticrime do ministro da Justiça e a proposta da Reforma da Previdência apresentada pelo governo federal também foram discutidos.

A Pastoral Carcerária Nacional, representada pela Irmã Luciene de Mello, coordenadora estadual do Paraná, participou de um roda de conversa e apresentou o trabalho realizado junto aos irmãos e irmãs encarcerados, e as dificuldades apresentadas pelo sistema prisional. A juventude encarcerada, em sua maioria pobre e negra, foi uma dos pontos principais da discussão.

“O contato com todas essas organizações foi uma ótima oportunidade para conhecer novas realidades e apresentar o trabalho da Pastoral Carcerária”, afirma Irmã Luciene.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo