Reunião em paróquia de Itabuna (BA) intermedeia normalidade em presídio

 Em Notícias

Familiares e amigos de presos do Conjunto Penal de Itabuna participaram de um encontro no domingo, dia 17, na Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro São Caetano, em Itabuna, no sul do Estado da Bahia, que buscou intermediar a volta das visitas dos parentes dos encarcerados ao presídio, suspensas desde o dia 13.

O encontro teve orações e preleções do frei Genilton Costa e do Pastor Gilvan, sobre os temas do perdão, da paz e da reconciliação à luz da Palavra de Deus. Representantes da Pastoral Carcerária e da Igreja Batista Esperança, além de membros da OAB local e do Conselho da Comunidade para Assuntos Penais relatam o que viram nas visitas ao presídio.
De acordo com eles, não houve relatos de tortura e o fornecimento das refeições, que apresentou falhas no passado, está sendo realizado regularmente. No entanto, destacou-se que o clima está tenso no presídio, por conta da resistência dos presos em serem separados em detidos provisórios e sentenciados.
Participante do encontro, o major Julio Santos, diretor em exercício da unidade penal, ouviu as perguntas e revindicações dos familiares dos detentos. Ele afirmou que o presídio ainda não pode voltar à total normalidade em várias questões, inclusive no que se refere às visitas dos familiares, e garantiu que os presos serão separados.

Parentes protestam em frente ao presídio

Desde sábado, dia 16, os parentes dos presos têm protestado em frente ao Conjunto Penal de Itabuna, em decorrência da suspensão das visitas. A direção da unidade justifica que a medida deve-se a uma perícia que está sendo feita no local após o dano em quatro celas da unidade.

Nesta semana, foram agendadas outras reuniões na Igreja Santa Rita de Cássia para voltar a tratar da situação no presídio.

(Informações: Francisco Carlos Almeida, coordenador da Pastoral Carcerária na Bahia)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo