PCr lança cartilha de formação para agentes de pastoral

 Em Notícias

Interna_cartilhaJá está disponível para venda, nas livrarias Paulus, o novo manual “Formação para agentes da Pastoral Carcerária”. Trata-se de um subsídio formativo para ser lido e estudado pelos grupos da Pastoral em todo o País, especialmente para a formação de novos agentes, debates com quem já está na PCr e também para esclarecer dúvidas diversas sobre o trabalho da Pastoral Carcerária.
“Este material busca preparar as pessoas para o trabalho de Pastoral Carcerária. Informando e orientando sobre como organizar a equipe pastoral até como trabalhar dentro do cárcere, ele também trata das coisas práticas, indispensáveis, que o agente de Pastoral Carcerária não pode omitir. Quem conhece a Pastoral Carcerária vai dizer: ‘nada nesta apostila é novo, tudo já foi dito, comentado e escrito em encontros, em outras apostilas ou em palestras’. Estamos aqui justamente reunindo essas informações, palestras, falas e escritos, de uma maneira mais sistemática, organizada, numa ordem que facilite aos novos agentes entender e melhor se preparar para essa ação missionária”, comenta o Padre Valdir João Silveira, coordenador nacional da Pastoral Carcerária, no texto de introdução da cartilha.
As orientações, diretrizes e ações apresentadas na cartilha resultam das experiências dos agentes da Pastoral. “A Palavra de Deus toma o centro de todas as orientações, e, em seguida, junta-se às orientações da vida dos agentes da Pastoral Carcerária, o Magistério da Igreja, as conferências latino-americanas, as conferências da CNBB, a vida das pessoas presas e suas famílias e das pessoas que trabalham no sistema penal”, ressalta o Padre.
Ainda conforme expressa o coordenador nacional da PCr no texto de introdução, “olhar o sistema prisional como algo que vai muito além dos muros das prisões é fundamental para que o agente de Pastoral Carcerária não fique preso à ideia do pecado e da culpa individual, não enxergando, assim, a violência da desigualdade social que cria o encarceramento em massa dos mais pobres e a reprodução da violência e da mentalidade punitiva e vingativa, contrárias às práticas e aos ensinamentos de Jesus de Nazaré. Foi dentro dessa visão que essa apostila foi elaborada”.
O material está divido em três capítulos: Ver (a realidade da Pastoral Carcerária e da pessoa presa, o que são os direitos humanos e a Pastoral Carcerária); Julgar (mística e espiritualidade; elementos da espiritualidade do agente; Luz da Pastoral Carcerária; Reino de Deus e o Mundo dos Cárceres); e Agir (um mundo sem prisões, como participar da equipe de Pastoral Carcerária, como agir no presídio, trabalho com mulheres no sistema prisional, organização e atividades da pastoral, direitos e deveres da pessoa presa, alternativas à pena de prisão).
Há, ainda, quatro documentos anexos na cartilha: Lista de órgãos públicos e entidades que atuam na realidade carcerária, regimento interno estadual, regimento interno CNBB; e legislação que assegura o direito à assistência e à visita religiosa da pessoa presa.
O material pode ser solicitado nas livrarias e há encomendas pelo site da Editora Paulus. Na compra online o valor promocional está entre R$ 8,80 e R$ 11.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo