Nesta segunda-feira (26), Irmã Petra, Coordenadora Nacional da Pastoral Carcerária e Vera Dalzotto, Assessora Nacional da PCr para a questão da Justiça Restaurativa, estiveram presentes em um encontro de formação em Balsas, Maranhão, acompanhadas de Dom Valentim, Pe. Jorge, Pe. Miguel e Pe. João, todos envolvidos na caminhada da Pastoral Carcerária do Estado.
Ir. Petra abordou o objetivo da pastoral e destacou a necessidade dos agentes caminharem alicerçados em duas balizas fundamentais: evangelização e promoção da dignidade humana. Utilizando o exemplo de uma bicicleta com dois pneus, enfatizou que se um pneu estiver furado ou vazio, ocorrerá um desequilíbrio.
“Dentro da evangelização, é importante levar a igreja e não apenas o carisma individual do movimento”, defendeu Vera.
Foi reafirmado que a Pastoral Carcerária é uma pastoral da escuta, e não apenas da pregação que leva Jesus, mas se encontra com ele dentro dos cárceres.
A importância de garantir a dignidade negada pelo cárcere em todos os sentidos foi ressaltada, e os presentes questionaram sobre temas como saúde, mulheres presas, fome, processos parados, provisórios, transferências, estrutura física do cárcere e a militarização do cárcere.
Segundo Ir. Petra, é preciso promover a dignidade para que a evangelização ocorra de fato. Ela explicou o que significa buscar um mundo sem cárceres.
Mencionou que o Reino de Deus está por vir, e o sonho dele é o de um mundo sem cárceres. Também citou o documento do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), abrindo espaço para a interação dos participantes.
Nessa busca, foi apresentada a Justiça Restaurativa como uma das ferramentas para uma justiça alternativa à que apenas pune, sem escutar a pessoa, seja ela vítima ou agressor.
Vera fez a leitura em dois coros sobre justiça punitiva e restaurativa, explicou como e quando a PCr teve início e os investimentos que têm sido feitos para preparar e qualificar os agentes como facilitadores de círculos restaurativos.
O encontro foi encerrado com uma oração final e a bênção do Bispo Dom Valentim.