Evento em SP debaterá condições dos presos em países da América Latina

 Em Notícias

2103 evento_trajetorias_america_latinaA Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizará em 24 e 25 de março, o evento “Trajetórias de vida e justiça criminal da América Latina”, com reflexões sobre as condições dos presos na Argentina, Brasil, Chile, El Salvador, México e Peru.
O evento, aberto a todos os públicos, contará com a participação de autoridades públicas, pesquisadores, gestores públicos e estudantes, que irão debater os resultados de uma pesquisa realizada com presos desses países da América Latina, com destaque para a situação carcerária no estado de São Paulo.
Na oportunidade, será lançado o relatório de uma pesquisa feita com os presos na América Latina, utilizando um conjunto de indicadores de processos sociais e individuais que levaram essa população a entrar e permanecer numa carreira delitiva. Serão mostrados também os diferentes aspectos do funcionamento das instituições de segurança e justiça criminal, por meio da avaliação daqueles que passaram por todas as etapas do sistema, com ênfase para o uso da força policial, a efetividade da defesa, o desempenho dos juízes e a qualidade do atendimento nas unidades prisionais.
 
Programação
No primeiro dia de atividades, na segunda-feira, 24, participarão da solenidade de abertura, às 15h: Dr. Fernando Grella Vieira (Secretário de Segurança Pública de São Paulo); Dr. Lourival Gomes (Secretário de Administração Penitenciária de São Paulo); Dr. Eduardo Augusto Rossini (Diretor do Departamento Penitenciário Nacional); um representante da Fundação Getúlio Vargas; Agustín Colombo Sierra (diretor de assuntos internacionais e institucionais da Universidad Nacional de Tres de Febrero – Argentina),
Maristela Baioni (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD) e padre Valdir João Silveira (Coordenador Nacional da Pastoral Carcerária).
Às 16h, José de Jesus Filho, da Pastoral Carcerária e doutorando em Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas/Eaesp, apresentará os resultados da pesquisa “Presos em São Paulo – histórias de vida e justiça criminal”. Na sequência, às 16h30, os dados serão analisados pelos seguintes especialistas: professora Camila Caldeira Nunes Dias (Universidade Federal do ABC), professor Fernando Salla (Núcleo de Estudos da Violência de São Paulo e Universidade Anhanguera), professor José Luiz Ratton (Universidade Federal do Pernambuco), Renato Sérgio de Lima (pesquisador da FGV-Direito e Fórum Nacional de Segurança Pública) e professor Marcelo Bergman (Universidad Nacional de Tres de Febrero – Argentina)
No dia 25, às 9h, haverá workshops para aprofundamento dos resultados da pesquisa, já projetando a política criminal para populações envolvidas com a justiça criminal. Serão moderadores dos workshops: o professor Marcelo Bergman (Universidad Nacional de Tres de Febrero – Argentina), o professor José Luiz Ratton (Universidade Federal do Pernambuco) e a Dra. Carolina Ricardo (Instituto Sou da Paz).
Todas as atividades serão na Fundação Getúlio Vargas, localizada na Rua Itapeva, 432 (Auditório Itaú). Outras informações e inscrições com Rosa Lima: (11) 3799-3467 ou ROSA.LIMA@FGV.BR.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo