Arquidiocese de Florianópolis é sede do 1º Encontro sobre Saúde no Sistema Prisional

 Em Notícias, Saúde no cárcere

Nos dias 25 a 27 de agosto na casa Recanto São Francisco – Alto Aririú – em Palhoça, aconteceu o 1º Encontro Regional sobre Saúde no Sistema Prisional. Estavam presentes os representantes do GT Saúde da Pastoral Carcerária das regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil. A partir do olhar voltado para as pessoas encarceradas, os participantes puderam refletir temas como: “Saúde da mulher e do homem preso”, “Luta Antimanicomial” e “Cuidar de quem cuida”.

Antes de dar início ao encontro, Pe. Almir Ramos, vice coordenado da PCr Nacional e Zenir Gelsleichter acolheram os integrantes pedindo que cada um destacasse o próprio nome, uma qualidade, um sonho, um defeito e um medo. Assim, todos (as) puderam se aproximar e se conhecer melhor durante a reunião.

No dia seguinte, Pe. Vilson Groh, que realiza seu trabalho no entorno do Morro da Cruz na Arquidiocese de Florianópolis, e o Desembargador de Santa Catarina, Dr. João Marcos Bush, abordaram o tema: “Drogas e o encarceramento em massa”.

O Desembargador iniciou sua fala partilhando que o seu gabinete que trabalha “é voltado para o Morro do Mocotó”, pois o intuito é que possamos lembrar todos os dias o que é a justiça e o que a justiça precisa fazer por essas pessoas.

No geral, a saúde é bastante precarizada para a população brasileira, mas quando pensamos em saúde e pessoas privadas de liberdade a situação se agrava ainda mais. “As pessoas que estão isentas de liberdade, elas perdem o papel de humano e no momento que se perde esse papel de humano, o tratamento é outro” alerta o professor da Residência do Curso de Medicina na UFSC e infectologista Erasmo B.S.de M Trindade.

Vários convidados realizaram falas valiosas para a caminhada dos agentes da PCr. Pe. Almir Ramos, vice-coordenador da Pastoral Carcerária Nacional, abordou o tema da Saúde no Cárcere. A finalização do Encontro aconteceu no Complexo Prisional na Agronômica, na Sede da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Florianópolis. Lá os participantes puderam conhecer o espaço e as ações desenvolvidas no local.

No Complexo foi realizada uma roda de conversa com pessoas presas e familiares. A Ir. Petra Silvia Pfaller, Coordenadora Nacional da Pastoral Carcerária, ficou muito feliz pela realização deste 1º encontro do GT Saúde.

A próxima etapa é organizar a realização do 2º Encontro sobre Saúde no Sistema Prisional, que contemplará as regiões norte e nordeste do país, previsto a ser realizado em Teresina no Piauí.

Por Zenir Gelsleichter

Equipe GT Nacional Saúde PCr.

 

Volatr ao topo