Agentes da PCr iniciam curso de Comunicação Não-Violenta

 Em Justiça Restaurativa, Notícias

A Pastoral Carcerária Nacional, em parceria com o Instituto CNV Brasil, escola de Comunicação Não-Violenta, iniciam nesta quinta-feira  um curso gratuito para agentes da PCr desenvolverem uma forma alternativa de diálogo.

A Comunicação Não-Violenta compreende as habilidades de falar e ouvir, que leva os indivíduos a se entregarem de coração, possibilitando a conexão com si mesmos e com os outros, permitindo assim que a compaixão se desenvolva.

O curso será ministrado por Flávia Amorim, integrante do Instituto, e serão trabalhados os seguintes tópicos:

– O que é Comunicação Não-Violenta (CNV)

– Paradigma da Dominação e Paradigma da Parceria

– Os 4 Componentes da CNV – Observações, Sentimentos e Necessidades

– As 3 aplicações – Autoconexão, Honestidade e Empatia

– Navegando Conflitos – Compreendendo conflitos e caminhos para a colaboração

 

Segundo Flávia, a Comunicação Não-Violenta é uma prática que nos convida a perceber os nossos hábitos de linguagem, que muitas vezes dificultam as nossas relações pessoais e profissionais.

“Aprendemos a conversar para ganhar, convencer, controlar em vez de conversar para compreender a outra pessoa, e, a partir dessa compreensão, construir juntos um caminho que cuide do que é importante para todos”. 

Ela adianta que nos dias de curso, os participantes irão olhar para crenças e padrões de comportamento por trás desses hábitos, conhecendo os componentes da Comunicação Não-Violenta, que são focos de atenção que nos apoiam a estar na intenção da colaboração em nossas relações. 

“Vai ser uma alegria viver juntos essa busca por uma nova forma de se relacionar e de cuidar dos resultados que queremos”, finaliza Flávia.

As aulas acontecerão às quintas-feiras, de 15h às 18h (horário de Brasília).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo