29ª Assembleia Regional Sul 4 da Pastoral Carcerária reflete sobre Justiça Restaurativa e o Encarceramento na Bíblia

 Em Igreja em Saída, Justiça Restaurativa, Notícias

Entre os dias 3 e 5 de outubro de 2025, ocorreu em Rio do Oeste (SC), na Diocese de Rio do Sul, a 29ª Assembleia Regional da Pastoral Carcerária do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro reuniu agentes de pastoral das Arqui/Dioceses de Santa Catarina para momentos de estudo, espiritualidade e partilha das realidades locais.

Durante a assembleia, as discussões foram conduzidas a partir de duas assessorias principais. O psicólogo, coordenador regional da pastoral carcerária do Maranhão e facilitador de circulos de construção de paz, padre Elisvaldo Cardoso, da Diocese de Imperatriz (MA), abordou o tema “A perspectiva da Justiça Restaurativa e o Encarceramento na Bíblia”. A reflexão destacou que a Justiça Restaurativa é uma abordagem que busca a reparação dos danos e a restauração das relações rompidas, envolvendo vítimas, ofensores e comunidade. Essa perspectiva propõe uma mudança de olhar sobre o sistema prisional, priorizando o diálogo, a escuta e a corresponsabilidade em vez da punição.

A partir do estudo bíblico, refletiu com os participantes sobre personagens e situações em que a prisão aparece como experiência de fé, resistência e anúncio, recordando que a Palavra de Deus se revela como fonte de liberdade mesmo em contextos de dor e confinamento. O conteúdo partilhou exemplos bíblicos como os de José do Egito, Jeremias, João Batista e Paulo, que viveram a prisão de forma a testemunhar a presença de Deus e a esperança na justiça.

O secretário executivo da CNBB Sul 4, padre Antonio Madeira, destacou a importância de viver esse momento em sintonia com o Jubileu da Esperança, proposto pela Igreja:

“É importante salientar que estamos vivenciando o tempo do Jubileu da Esperança, sendo todos nós impulsionados pela proposta de uma Igreja Sinodal, que caminha unida, escuta e discerne à luz do Espírito. Nesta perspectiva, a Assembleia Regional da Pastoral Carcerária se apresenta como um forte apelo para que os agentes assumam, com esperança renovada e espírito sinodal, a missão de presença evangélica no mundo prisional. Que nossas ações possam ter maior incidência e eficácia nas diversas realidades carcerárias do Regional, testemunhando a misericórdia e a justiça libertadora do Evangelho. Momentos como este — de encontro, estudo, reflexão e espiritualidade, em nível regional — fortalecem os serviços realizados nas diversas Arquidioceses e Dioceses, sejam eles junto às autoridades civis, aos detentos, às vítimas, às comunidades ou aos familiares dos encarcerados. Assim, reafirmamos o compromisso de ser uma Igreja próxima, samaritana e fiel à missão de Cristo, que veio ‘anunciar a libertação aos cativos e a recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos’ (Lc 4,18).”

Além das reflexões e debates, o encontro contou com momentos de espiritualidade e celebração, marcados pela vivência comunitária e pela comemoração do Jubileu da Pastoral Carcerária, reforçando o compromisso de seguir a missão de visitar, escutar e promover a dignidade das pessoas privadas de liberdade.

 

Matéria: Jaison Alves da Silva | Fotos: Cedidas pela Pastoral Carcerária

Volatr ao topo