PCr Nacional discute questão da Mulher Encarcerada em curso online do CELAM

 Em Mulher Encarcerada, Notícias

   

A Pastoral Carcerária Nacional participa no mês de junho de um curso do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam), criado para prestar formação pastoral e social no contexto da realidade da Igreja da América Latina e Caribe.   

A Irmã Petra Pfaller, coordenadora nacional da PCr, Taise Zanotto, colaboradora da PCr para a questão da mulher encarcerada, ministraram aulas online sobre a questão da mulher encarcerada no Brasil.

No curso, foram abordados temas como a importância de Jesus ir ao encontro das mais necessitadas, como a Samaritana, e que os agentes pastorais devem seguir esse exemplo, o contexto das mulheres privadas de liberdade no Brasil, o lugar da PCr como uma Pastoral de escuta, que deve estar ao lado dessas mulheres e ouvir suas dores, sem julgamentos.

A população LGBTQIA mais foi abordada também, pois essa é uma das populações mais vulneráveis. 

A questão das drogas e como ela afeta as mulheres e população trans foi estudada, pois o tráfico de drogas é o que mais prende pessoas trans. Mulheres trans, travestis e mulheres cis estão na base do tráfico, e são as que mais imediatamente são presas.

O objetivo principal da Pastoral Carcerária, do desencarceramento e um mundo sem cárceres, foi explicado aos presentes. Caminhos para se alcançar esse objetivo são a Justiça Restaurativa, fortalecimento da Defensoria Pública e a Desmilitarização dos presídios. 

Para acessar a apresentação do curso na íntegra, clique aqui

DEIXE UM COMENTÁRIO

15 − onze =

Volatr ao topo