Na TV Aparecida, irmãs Petra e Liberata falam da situação da mulher nas prisões 

 Em Mulher Encarcerada

petraA edição do programa “Bem-vindo, Romeiro”, da TV Aparecida, recebeu como convidados, em 17 de novembro, Irmã Petra Silvia Pfaller, da coordenação nacional da Pastoral Carcerária para a Questão da Mulher Presa, e Irmã Liberata Magliocchetti, membro da Pastoral Carcerária do estado de Goiás.
Elas foram entrevistadas pelo apresentador José Eymard e pelo jornalista Eduardo Miranda, que conduziu a série de reportagens “Desafios da Igreja – Realidade Carcerária”, que teve a sua primeira parte exibida em 6 de novembro. No próximo domingo, dia 20, às 19h30, será veiculado a segunda parte da série, intitulada “Desafios da Igreja – Um mundo sem cárceres”.

Para produzir as reportagens, a equipe da TV Aparecida visitou unidades prisionais nos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pará, São Paulo e Paraíba.
O jornalista Eduardo Miranda afirmou que esse segundo especial fala da questão da mulher, algo que o chocou e o emocionou muito. “A prisão é feita por homens e para homens”, disse. “Vi casos de mulheres que não têm material de higiene básica. […] Muitas mulheres cumprem pena com o filho dentro do presídio. Quem é humano, quem é cristão vai se sensibilizar com o que vai ver no próximo domingo”, afirmou Eduardo.
Irmã Petra, por sua vez, destacou que no presidio não existe humanidade e que é um lugar completamente desumano. A religiosa chamou a atenção para o fato de que mesmo que esteja pintada, arrumada, cheirosa – coisas que não acontecem – a prisão não deixa de ser o que é: um lugar que priva a pessoa de liberdade e do convívio social.
Além disso, pesa o fato das prisões, em sua maioria, serem construídas voltadas aos homens, tornando ainda mais difícil a vida das mulheres que lá estão. “A vulnerabilidade da mulher presa não é só porque menstrua; muitos falam que a mulher é tratada como um homem que menstrua, mas na verdade a maternidade, todo o corpo da mulher, o ser mulher é diferente. E não está tendo atenção às politicas públicas para atender a questão da mulher que vive nesse mundo violento”, afirmou irmã Petra.
TJ Aparecida | Desafios da Igreja – Um mundo sem cárceres, dia 20 de Novembro, na TV Aparecida!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo