Lançado o Boletim Informativo nº 3 do Grupo de Trabalho Mulher e Diversidade

 Em Mulher Encarcerada

Você sabia que no Estado de São Paulo há 4.649 pessoas LGBT encarceradas, sendo que destas 825 se declaram lésbicas, 934 gays, 1.680 bissexuais, 1.113 travestis e 94 transexuais e transgêneros. O dado relativo ao mês de setembro – obtido com exclusividade junto à Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) pelo Grupo de Trabalho Mulher e Diversidade, vinculado à PCr da Arquidiocese de São Paulo – está no Boletim informativo nº 3 do GT Mulher e Diversidade, publicado em 3 de dezembro.
CLIQUE E ACESSE A ÍNTEGRA DO BOLETIM
No editorial do informativo se destaca que “as práticas restaurativas resgatam o protagonismo das pessoas envolvidas em conflitos na busca de reconstruir a história do conflito e, a partir daí, construir uma superação que contemple as necessidades dos envolvidos. Enfoca-se a dor e o trauma como experiências humanas, a elaboração do acontecido, o responsabilizar-se e a restauração, além da articulação da rede de garantias e direitos”.
No mesmo boletim, há a informação de que por determinação do Tribunal de Justiça de São Paulo, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) terá que divulgar e ofertar, a partir de 2018, vagas de ensino na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno na Penitenciária Feminina de Santana (PFS), na zona Norte da capital paulista.
Em tempos de Natal, há um texto que diferencia o “saidão” – saída temporária dos presos em regime semiaberto, que beneficia aqueles que preenchem os requisitos definidos em portaria editada pelo juiz de cada vara de execução penal – do indulto natalino – um decreto assinado pelo presidente da República próximo do Natal, liberando do cumprimento de pena alguns presos, que devem cumprir alguns requisitos definidos a cada ano no decreto.
Por fim, há um convite para a participação para a roda de conversa “Diversidade sexual e de gênero na prisão”, que acontecerá em 17 de dezembro, às 15h. no Centro de Acolhida Florescer, na Rua Prates, 1.101, no Bom Retiro (próximo ao Metrô Armênia).
EDIÇÕES ANTERIORES
Boletim Informativo nº 2
Boletim Informativo nº1
 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo