VERA LUCIA DALZOTTO E DINA ALVES PARTICIPARA DO PODCAT PAPO DEBS COM O TEMA “APRISIONAMENTO DE EXISTÊNCIAS”

 Em Justiça Restaurativa, Notícias

No dia 25 de maio de 2022 foi ao ar mais um episódio do “Podcast Papo Debs” com temas que abordam Justiça Restaurativa e Sistema Prisional. Dessa vez, Vera Dalzotto, Assessora Nacional da Pastoral Carcerária para a Questão da Justiça Restaurativa, estava presente e contribuiu ao debate com sua caminhada no mundo dos cárceres. Para somar ainda mais as reflexões Dina Alves, atriz, Doutora e Mestra em Ciências Sociais e autora da pesquisa “Rés negras, juízes brancos” compôs juntamente a mesa.

“Trocar com vocês hoje pode trazer o lugar da esperança justamente em pensar caminhos” foi a frase introdutória deste programa horizontal e de trocas de conhecimento. Dina Alves iniciou contando sobre sua vida nas pastorais sociais e como suas decisões a levaram a Justiça Restaurativa. “Nós fazíamos trabalho mesmo de denunciar questões que pra gente era muito caro” afirma.
Dina se envolveu com as questões sociais muito cedo em sua vida e assim como vários outros agentes de Pastoral Carcerária, a missão de olhar e ir ao encontro das minorias pode muitas vezes vir da identificação, das experiências próximas e da vontade da transformação, afeto e das dores. Todos esses fatores destacam a prisão por dentro e por fora das pessoas e essa imagem se constrói durante o bate papo.

As diversas realidades carregam pesos de exclusão e não possibilidades de escolhas e a partir da história de vida de Dina, Vera Dalzotto conseguiu se conectar e relembrar sua trajetória. Vinda de família pobre e de um bairro violento ela destaca o quanto a luta pela sobrevivência e as diferenças de classe social estiveram presentes no seu crescimento e o quanto isso influenciou nas suas escolhas.

Hoje, trabalhando para Pastoral Carcerária na questão da Justiça Restaurativa, Vera pode refletir de onde surgem os cárceres. “O encarceramento em massa é resultado dessa prisão de fora, vem dessa exclusão interior” afirma. Para reafirmar esse caminho a Assessora da PCr Nacional cita a caminhada de Jesus em prol dos mais necessitados e o projeto de Deus como meio de quebrar as barreiras a partir de processos restaurativos.

A CEBS (Comunidade Eclesial de Base) fez parte do seu itinerário de Vera e também do percurso de Dina. “Ali o povo além de louvar, encarna o projeto dele. Esse povo se junta e busca saídas em conjunto para as situações sociais” ressalta Vera. É essa luz, é essa missão nas igrejas que direcionam os olhares para os filhos de Deus não vistos pela sociedade.

O Sistema Carcerário é em si um modo de exclusão e violência. É uma maneira de se livrar de “problemas/pessoas” que, ao contrário de ajudar, deteriora o ser humano e sua dignidade. O espaço com grades é o reflexo de uma sociedade e toda prisão é uma prisão política. Além disso, é um lugar de comércio e que circula muito dinheiro.

A questão da prisão, do encarceramento é que nós não soubemos lidar com os nossos conflitos. A prisão é um problema de todos nós, pois quando não sabemos lidar a única forma que achamos é “aprisionar”. E isso vale tanto para o sistema prisional quanto para situações da nossa própria vida. E, consequentemente, tudo isso se reflete em conjunto.

Para aprofundar mais neste debate sobre o aprisionamento existencial é só acessar o podcast Papo Debs no Spotfy ou assistir o programa no canal do YouTube. Esses e mais assuntos sobre Justiça Restaurativa estão disponíveis para ouvir, aprender e compartilhar.

Texto: Maria Ritha Paixão

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo