Por uma Pastoral Carcerária num caminho Sinodal: Comunhão, Participação e Missão

 Em Igreja em Saída, Notícias

Padre Gianfranco Graziola

Como Pastoral Social, a Pastoral Carcerária nasceu em 1972, nas pegadas do Concílio Vaticano II e particularmente na sua contextualização latino-americana, que foi a Conferência de Medellín de 1968 e de Puebla de 1979. A primeira trabalhou particularmente o diálogo da Igreja, com as situações concretas da realidade latino – americana [Justiça e Paz, Direitos Humanos]. A segunda fez uma opção evangélica, ao colocar os pobres como centro e opção preferencial de sua ação evangelizadora [Opção preferencial pelos pobres]. 

Com a eleição em 13 de março de 2013 de George Bergoglio como bispo de Roma, assumindo o nome e o espírito de Francisco, deu-se mais uma guinada na caminhada da Igreja, retomando e resumindo nos três “T” – TERRA, TETO, TRABALHO, o caminho liberador da fé valorizando e redescobrindo a Evangeli Nuntiandi, onde a evangelização deve tocar e se misturar com as realidades enlameadas, feridas e descartadas de nosso tempo.

A partir deste olhar, o convite a percorrer o caminho da “SINODALIDADE”, assumida como atitude de vida e pastoral por nós agentes, juntamente com os privados e privadas de liberdade, suas famílias, sobreviventes do cárcere e comunidades cristãs. Consequentemente, somos desafiados/as a vivenciar uma nova maneira de ser Igreja e pastoral, fazendo a experiência da comunhão, participação e missão. Por isso somos convidados a ter algumas atitudes fundamentais: 

  • Fazer memória de como o Espírito orientou o caminho da Igreja. 

      Como podemos valorizar a história e a caminhada da Pastoral Carcerária até nossos dias? E a partir dela quais novos passos dar rumo a “um mundo sem prisões?”.

  • Viver um processo participativo e inclusivo, que ofereça a cada um/a particularmente àqueles/as que por vários motivos se encontram à margem, dando a possibilidade de se expressar para que se sintam Povo de Deus.

Como envolver mais todos/as para que o projeto pastoral de um “Mundo sem cárceres” seja realmente participado e vivenciado por toda a Pastoral Carcerária e seus membros em todos os rincões desse nosso Brasil?

  • Reconhecer e apreciar a riqueza e a variedade dos dons e dos carismas que o Espírito concede em liberdade, para o bem da comunidade e em benefício de toda a família humana.

        Como valorizamos e damos espaço aos dons de cada um/a na ação do dia a dia da Pastoral Carcerária. Que espaço damos aos privados/as de liberdade, suas famílias e sobreviventes do cárcere em nossa ação pastoral? Qual seu protagonismo concreto no coração de nossa ação evangelizadora para que se sintam cada vez mais parte dela e não apenas destinatários?         

  • Experimentar formas participativas de exercer a responsabilidade no anúncio do Evangelho e no compromisso para construir um mundo mais belo e mais habitável.

       Uma forma participativa para concretizar o projeto de “Um mundo sem cárceres” é o trabalho realizado tendo como base concreta a Agenda Nacional pelo Desencarceramento. Qual tem sido o meu esforço de conhecimento do seu conteúdo para que a minha ação pastoral seja realmente sociotransformadora, como pede a doutrina social da Igreja e o próprio projeto de vida de Jesus?

  • Examinar como são vividos na Igreja a responsabilidade e o poder, e as estruturas mediante as quais são geridos, destacando e procurando converter preconceitos e práticas distorcidas que não estão enraizadas no Evangelho.

        Papa Francisco, no seu discurso à Cúria Romana em 2014, elencou 15 doenças que comprometem a saúde da liderança: pensar que somos imortais; trabalho em excesso; petrificação; planejamento até o limite, perda de espontaneidade e criatividade; falta de coordenação; “Alzheimer” da liderança; rivalidade; “esquizofrenia existencial”; fofoca; idolatria dos superiores; indiferença; excesso de severidade; acumulação compulsiva; círculos fechados; extravagancia e exibicionismo.

 Será que estas doenças estão presentes em nossa pastoral e sua ação? E como podemos tratar estas doenças para dar nova vitalidade a ação da Pastoral Carcerária? Como promover novas lideranças e trabalhar a alternância no serviço de coordenação seja ela diocesana, regional, estadual e nacional?

  • Credenciar a comunidade cristã como sujeito credível e parceiro fiável em percursos de diálogo social, cura, reconciliação, inclusão e participação, reconstrução da democracia, promoção da fraternidade e da amizade social;

      Como podemos ajudar a comunidade cristã para que ela possa assumir como compromisso da própria comunidade paroquial, diocesana a Pastoral Carcerária como uma das prioridades de seu ser “Igreja em saída”? Quais passos concretos podemos sugerir no âmbito do processo de sinodalidade? 

  • Regenerar as relações entre os membros das comunidades cristãs, assim como entre as comunidades e os demais grupos sociais, por exemplo, comunidades de crentes de outras confissões e religiões, organizações da sociedade civil, movimentos populares etc.

      Como agentes de pastoral, como podemos ajudar as comunidades cristãs a retomar o diálogo com as demais realidades da sociedade para que vençam preconceitos, rótulos, superem medos e realmente se abram aos desafios de, em espírito de sinodalidade e corresponsabilidade, trabalhem para a construção de uma nova civilização, que Papa Paulo VI apontou como “Civilização do amor”. Que papel poderia assumir entre nós todos o trabalho de Justiça Restaurativa e Circularidade?

  • Favorecer a valorização e a apropriação dos frutos das recentes experiências sinodais nos planos universal, regional, nacional e local.

     Nossa caminhada nacional tem já cinquenta 50 anos e nesse tempo houve várias experiências que precisamos valorizar e nos apropriar,  como expressão de sinodalidade, de um caminho comum. Como superar nacionalismos, regionalismos, paroquialismos, guetos, para nos apropriar e valorizar experiências e nos projetar como pastoral de comunhão, participação e missão num universo que pede cada vez um caminhar, um sonhar, um agir juntos?

Conclusão:

«Aquilo que o Senhor nos pede, de certo modo está já tudo contido na palavra “Sínodo”», que «é palavra antiga e veneranda na Tradição da Igreja, cujo significado recorda os conteúdos mais profundos da Revelação» […] Nesta perspectiva, a sinodalidade é muito mais do que a celebração de encontros eclesiais e assembleias de Bispos, ou uma questão de simples administração interna da Igreja; ela «indica o específico modus vivendi et operandi da Igreja, o Povo de Deus, que manifesta e realiza concretamente o ser comunhão no caminhar juntos, no reunir-se em assembleia e no participar ativamente de todos os seus membros na sua missão evangelizadora». [Documento Preparatório 10].

 

A partir destas atitudes que nos são colocadas procuremos responder a algumas questões:

  1. Como podemos valorizar a história e a caminhada da Pastoral Carcerária até nossos dias? E a partir dela quais novos passos dar rumo a “um mundo sem prisões?”.
  2. Como envolver mais todos/as para que o projeto pastoral de um “Mundo sem Cárceres” seja realmente participado e vivenciado por toda a Pastoral Carcerária e seus membros em todos os rincões desse nosso Brasil?
  3. Como valorizamos e damos espaço aos dons de cada um/a na ação do dia a dia da Pastoral Carcerária. Que espaço damos aos privados/as de liberdade, suas famílias e aos sobreviventes do cárcere em nossa ação pastoral?
  4. Como podemos ajudar a comunidade cristã para que ela possa assumir como compromisso da própria comunidade paroquial, diocesana a Pastoral Carcerária como uma das prioridades de seu ser “Igreja em saída”? Quais passos concretos podemos sugerir no âmbito do processo de sinodalidade? 
  5. Como agentes de pastoral como podemos ajudar as comunidades cristãs a retomar o diálogo com as demais realidades da sociedade. Que papel poderia assumir entre nós todo o trabalho de Justiça Restaurativa e Circularidade?

 

Convidamos cada estado, (arqui)diocese, prelazia, paróquia onde existe a Pastoral Carcerária a fazer este processo sinodal e a nos enviar seu resultado por escrito. Gratidão.

*Padre Gianfranco Graziola é assessor espiritual da Pastoral Carcerária Nacional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo