Mensagem de Natal da Irmã Petra, coordenadora nacional da Pastoral Carcerária

 Em Igreja em Saída, Notícias

As festas de final de ano estão se aproximando, e a Irmã Petra Silvia, coordenadora nacional da Pastoral Carcerária, envia uma mensagem de natal aos presos, familiares e agentes da Pastoral. Confira:

Minhas irmãs e meus irmãos agentes de Pastoral Carcerária,

Estamos vivendo o Advento, momento de expectativas, de esperanças, de sonhos em que Deus realiza sua promessa, enviando para o seu povo o Salvador.

Partilhamos este momento de incertezas, de dúvidas e angústias com Maria e as Marias de nosso tempo, juntamente com José e os Josés, encarceradas e encarcerados pelo iníquo sistema de exclusão, regido pela economia que faz do ser humano uma simples mercadoria, desrespeitando a criação à imagem e rosto de Deus.

Segundo a profecia de Isaías (Is 9,1-6), mesmo neste momento de escuridão, ao lado do povo encarcerado, podemos contemplar a grande luz que resplandece no meio de nós, que gera e faz crescer a alegria.

As botas e trajes manchados de sangue dos grupos de intervenção rápida, de extermínio e das milícias, impregnados de ódio e violência; o Estado e Judiciário que superlotam as cadeias, torturando sistematicamente os encarcerados; o brilho dessa luz divina vai nos dar forças para combater com amor toda esta violência.

Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; e começou a era de um mundo sem cárceres, um mundo de fraternidade e paz, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. E tudo isso será realizado pelo amor zeloso do Senhor, o Deus conosco, que agora mora entre nós.

Um Feliz e Santo Natal a todos os encarcerados a todas as encarceradas, às suas famílias, esposos e esposas, filhos e filhas, irmãos e irmãs, e também a todos os agentes da Pastoral Carcerária, que diariamente e sem perder a esperança lutam por um mundo sem cárceres.

Que o ano de 2019 traga para cada um de nós liberdade e fraternidade, para que possamos viver a civilização do amor.

Irmã Petra Silvia Pfaller, Coordenadora Nacional da Pastoral Carcerária

Missas de Natal nos estados

As Pastorais de diversos Estados, como Santa Catarina, Paraíba, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul já realizaram celebrações e missas de natal em presídios, ao lado dos presos.

Na cidade de Passo Fundo (RS), por exemplo, foram feitas oito missas e diversas Celebrações da Palavra em todas as alas do presídio, oferecendo atendimento religioso a mais de 700 pessoas.

No CDP 3 de Pinheiros, foi realizada uma missa, seguida de uma primeira comunhão com os presos. Agentes da Pastoral Carcerária da Diocese de Criciúma fizeram sua última visita do ano aos reclusos do Presídio Santa Augusta, e no RJ, uma missa de natal foi celebrada por D. Orani João no presídio Evaristo de Morais, em São Cristóvão.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo