Em assembleia estadual, PCr do RS elege nova coordenação estadual

 Em Igreja em Saída, Notícias

Da CNBB Sul 3

Nos dias 21, 22 e 23 de setembro foi realizada na Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Aparecida, em Porto Alegre, a Assembleia Estadual Eletiva da Pastoral Carcerária, com representantes de 16 dioceses do Estado.
No encontro foi eleita a nova coordenação estadual que atuará no biênio (2019 – 2020) composta pelos seguintes nomes:
Coordenador – Padre Edson Andre Cunha Thomassim (Novo Hamburgo)
Vice-coordenador – Padre Eduardo Luis Haas (Montenegro)
Secretário – Seminarista Leonardo Envall (Santo Ângelo)
Justiça Restaurativa – Irmã Imelda Maria Jacoby (Passo Fundo)
Mulher Presa – Vera Lúcia Dalzotto (Passo Fundo)
Comunicação – Seminarista Júnior Lago (Santa Maria)
Formação – Fernando Marca (Caxias do Sul).
A pastoral tem Dom Liro Vendelino Meurer (Santo Ângelo) como bispo referencial.
“Nosso trabalho agora é dar continuidade ao planejamento atual que será avaliado no próximo ano, pensarmos nas formações, além de iniciarmos um movimento em torno do tema da Campanha da Fraternidade 2019, que será sobre políticas públicas, e vamos pensar como isso reflete na realidade carcerária” destaca padre Edson Thomassim.
A Assembleia também tratou de outros temas como a definição da agenda 2019, que inclui a Reunião dos Coordenadores Diocesanos, em março, o Encontro Estadual com representantes das unidades penitenciárias e socioeducativas, em outubro, e o encontro dos representantes das mulheres presas.
Frente pelo Desencarceramento do RS
A Pastoral Carcerária do Estado, juntamente com o Centro de Defesa de Direitos Humanos de São Leopoldo (CDDH) e a Fundação Fé e Alegria realizaram a primeira reunião com o intuito de compor a Frente pelo Desencarceramento no Estado do Rio Grande do Sul, na Livraria Paulus. Um próximo encontro está agendado para o dia 6 de dezembro, em São Leopoldo, no Círculo Operário, para criação da agenda de mobilização, definições sobre o Encontro Estadual de Desencarceramento.
A assessoria do padre Gianfranco Graziola, vice coordenador nacional  da PCr, deu um panorama dos “Grandes Temas da Pastoral Carcerária Nacional”, pelo qual revelou as conquistas na história como pastoral junto às pessoas privadas de liberdade, e que os agentes de agora também fazem parte dessa ação de “gritar ao mundo que Cristo está preso!”.
Este brado que a Pastoral concretiza em suas atividades junto às unidades carcerárias é fruto do cultivo do tema que foi especialmente trabalhado pelo padre Padre Eduardo Haas, vice coordenador estadual da PCr. Falando sobre “a mística da Pastoral Carcerária a partir da Gaudete et Exultate”, padre Eduardo convidou a olhar a vida como uma missão: “eu não tenho uma missão – eu sou uma missão”, frisou.
(Colaboração texto: Junior Lago e Evanice L.D. Schroeder – Fotos: padre Eduardo Haas)

Volatr ao topo