Toma posse nova coordenação da PCr da Arquidiocese de Olinda e Recife

 Em Notícias

Pcr_coordenacao_RecifeEleitos no mês de abril para o período de 2014 a 2017, Lenilson Batista (foto) e Iratan Dias assumem em 26 de maio as funções de coordenador e vice-coordenador, respectivamente, da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Olinda e Recife.
De acordo com o novo coordenador, a Pastoral Carcerária realiza um serviço de evangelização que vai além das visitas semanais aos presos: com a ajuda da doutrina católica, busca resgatar a dignidade dos homens e mulheres encarcerados. “Todo o calendário litúrgico que a Igreja vive é celebrado dentro dos presídios. No mês de maio, por exemplo, estamos realizando recitação do terço e Catequese com o foco em Nossa Senhora”, afirmou Lenilson.
Atualmente, a Pastoral na Arquidiocese tem cerca de 50 agentes responsáveis pelo atendimento de uma população encarcerada que chega a quase 23 mil pessoas.
Entre as atividades que a PCr realiza, está a formação catequética, que prepara os presos para os sacramentos do Batismo, Eucaristia, Penitência e Unção. A Pastoral conta com religiosos e leigos que também ajudam em áreas específicas de acordo com a formação de cada um. “Oferecemos orientação jurídica com o apoio de advogados voluntários, acompanhamento aos enfermos, e também damos uma formação humana, conversando e ajudando quem está privado da liberdade”, explicou o coordenador.
A Pastoral oferece, ainda, capacitações frequentes aos seus agentes. Todo primeiro sábado do mês os chamados “iniciantes”, aqueles que têm até um ano de serviço dentro da PCr, se encontram para as formações. No terceiro sábado de cada mês é a vez dos “perseverantes”, ou seja, quem têm mais de um ano de voluntariado.
A coordenação arquidiocesana da Pastoral, por sua vez, se reúne na primeira quinta-feira de cada mês para receber a avaliação mensal das unidades prisionais e planejar as novas ações. Todos os encontros acontecem, de 8h às 12h, na sede do Regional Nordeste 2 da CNBB, no bairro da Boa Vista, localizado no centro do Recife.
Fonte: Arquidiocese Olinda e Recife

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo