Padre José Ronaldo Brito assume a coordenação da PCr de Santarém (PA)

 Em Notícias

Padre_SantaremDesde o início de fevereiro, a Pastoral Carcerária da Diocese de Santarém, no Pará, tem um novo coordenador: trata-se do Padre José Ronaldo Gomes de Brito, 32 anos, nomeado para a função por Dom Flávio Giovanale, SDB, bispo diocesano.
Padre José Ronaldo foi ordenado sacerdote em setembro de 2015. Ele ingressou no seminário em 2005, concluiu os estudos de Filosofia e Teologia na Arquidiocese na Paraíba. “Já como seminarista, senti a necessidade de estar mais perto daqueles aos quais Jesus pede uma atenção especial (Mt 25, 36-46), me dedicando, assim, à Pastoral Carcerária, onde tive experiência num dos presídios que acredito ser de altíssimo preconceito e precariedade, tanto no sistema prisional quanto aos que ali se encontram”, afirmou ao Site da PCr Nacional.
O novo coordenador diocesano da PCr em Santarém afirma que na Diocese tem havido uma reestruturação na equipe de assistência religiosa, bem como a busca de parcerias com outros órgãos da sociedade civil.
O Padre considera que em Santarém e em todo o Brasil, há um excedente de população prisional e isso pauta permanentemente os trabalhos da PCr diocesana. “Acredito que o desafio maior é fazer com que as dioceses que formam o Polo 03 (Santarém, Itaituba e Óbidos) e suas respectivas cidades (paróquias) tenham uma atenção especial às periferias existenciais, uma vez que mais de 70% dos encarcerados são trazidos para cá e no período em que se encontram não recebem visitas de familiares devido à escassez de recursos, uma vez soltos e sem ligações com a família (na maioria das vezes de voltarem – morrem) preferem ficar em Santarém. Sem ajuda e perspectivas, acabam voltando ao crime e ao presídio”.
“Confiante em Deus,espero que novos ares se abram para nós e como bem frisou o Papa Paulo VI, ‘Cristo aponta para a Amazônia!’”, finalizou.
 
FAÇA PARTE DA PASTORAL CARCERÁRIA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo