Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Espiritualidade e formação são os focos de encontro da PCr de Goiânia

 em Notícias

Capa e Interna_superior_PCR_GoianiaCom a presença de 27 participantes, aconteceu em 13 de setembro, o Encontro de Espiritualidade e Formação da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Goiânia, no Centro Loyola de Fé e Cultura.

No início das atividades, pela manhã, o diácono Ramon Curado, coordenador da PCr arquidiocesana, saudou os participantes. Na sequência, a agente pastoral Tatiane Almeida conduziu um momento de oração e houve, ainda, a acolhida de todos por Maria das Dores, coordenadora do Centro Loyola.

Padre Fiorello Collet proferiu uma palestra sobre textos bíblicos que servem de base para a missão da Pastoral Carcerária.

Depois, Irmã Petra Silvia Pfaller, vice-coordenadora da PCr Nacional, falou sobre as estruturas, normas e práticas que regulamentam o funcionamento da Pastoral Carcerária, que é uma pastoral, uma representação da Igreja junto aos cárceres, devendo portanto ser composta por pessoas inseridas na Igreja Católica. Em nível nacional, a PCr se vincula à CNBB, nas regiões aos regionais da CNBB, e nas (Arqui)dioceses aos bispos das igrejas locais.

A programação da tarde foi iniciada com oração e depois se passou à formação de grupos de discussão a respeito dos objetivos da Pastoral. Houve explicações da Irmã Petra; apresentação do setor de saúde da PCr em Goiânia, com a agente Gilene Coelho Santos; explanação das políticas públicas para o Sistema Prisional do Estado de Goiás, pela Dra. Albelia Covolo Gomes (Dra. Alba), da sub coordenação de Atenção à Saúde no Sistema Penitenciário da Secretaria de Estado da Saúde; e apresentação do trabalho do setor jurídico da Pastoral em Goiânia, pela agente Luciana Martins Amaral.

Interna inferior encontro GoianiaHouve, ainda, explanações da Irmã Maria José Monteiro e da Irmã Jean Bellini sobre os trabalhos desenvolvidos no sistema prisional de Aparecida de Goiânia, e uma homenagem foi prestada à Irmã Maria José Monteiro (Mazé), que por dez anos coordenou a PCr de Goiânia e agora se afasta para missões de sua ordem religiosa.

Ao final do encontro, uma oração de graças a Deus foi feita com todos de mãos dadas e houve agradecimentos a cada participante, destacando-se o grupo de estudantes da PUC Goiás, liderado pelo professor Júlio Mesquita, e o grupo de jovens que se dedicam à Pastoral de Rua, liderados por Thiago Bueno da Silva e pelo diácono Max, do Setor Juventude da Arquidiocese de Goiânia.

Recommended Posts

Deixe um comentário