Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

NATAL NA FRATERNIDADE E NA COMUNHÃO

 em Artigos

Natal Presepio“No coração de Deus, ocupam lugar preferencial os pobres,

 tanto que até Ele mesmo ‘Se fez pobre’ (2 Cor 8,9)”

(PAPA FRANCISCO, Evangelii Gaudium – 197)

 

Meu Irmão e minha Irmã agente de Pastoral Carcerária; meu Irmão e minha Irmã prisioneira; meu Irmão e minha Irmã que sofre,

Vamos juntos, neste ano, celebrar o Natal. Não do jeito que o mercado e a propaganda convidam: festas do consumo e do individualismo. Vamos celebrar juntos o Natal do jeito que o Deus-menino espera de cada um de nós: na fraternidade e na comunhão, construindo verdadeiras comunidades onde colocamos tudo em comum (cf. Atos 2, 44-45).

Vamos celebrar o Natal renovando o nosso compromisso com os rejeitados e rejeitadas deste mundo, pois as “alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias (…), sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo” (Gaudium et Spes, 200). Vamos celebrar juntos, levando a todas as pessoas a Boa-Nova, a certeza de que no coração do Deus-menino existe um lugar reservado para cada “pequenino” deste mundo, sobretudo as pessoas pobres, presas e todas aquelas que sofrem injustiças.

Vamos celebrar, enfim, a fertilidade de nossa opção pelos pobres que edifica, cotidianamente, uma nova história e um novo tempo onde “justiça e paz se abraçarão”. Aquela paz bem concreta, tão profundamente divina e humana, tão “inquieta” como nos diz Dom Pedro Casaldáliga:

“A Paz que nos sacode/ com a urgência do Reino (…)

A Paz do pão da fome de Justiça,/ a Paz da Liberdade conquistada”

Um fraterno e aconchegante abraço, na certeza dos reencontros e da caminhada por um mundo sem prisões.

 

Coordenação Nacional da Pastoral Carcerária
Dezembro de 2014

Recommended Posts

Deixe um comentário