No dia 04 de agosto, a Pastoral Carcerária participou de um círculo de paz da Justiça Restaurativa realizado em um presídio em Maceió, Alagoas. A ONG Restaura Paz, formada por agentes da PCr, assim como outras pessoas não ligadas à entidade, é responsável pela realização dos círculos.
O círculo de tema “Recomeçar” contou com a presença e partilha ativa de 15 irmãos privados de liberdade. Esse foi o oitavo círculo realizado nessa unidade prisional em 2023.
O agente da PCr Verinaldo Dantas enfatiza que a abordagem tem despertado o interesse de outras pessoas que ainda não puderam participar, devido ao limite de quinze vagas preenchidas.
“Agora com essa notícia da remição de pena, a quantidade de pessoas querendo participar está aumentando e nós estamos trabalhando a possibilidade de conseguir facilitadores e abrir duas novas turmas”.
Ele diz que a reação foi de muita animação. “Todo momento eles agradecem e pedem para que não os deixemos e que façamos os encontros em outras unidades”.
O agente percebe a evolução dos participantes ao longo do tempo. Algumas pessoas que inicialmente não compartilhavam de forma ativa nos círculos agora se mostram mais à vontade para falar sobre seus sentimentos, planos e projetos pessoais.
Por meio de uma parceria estabelecida entre o Conselho da Comunidade e a ONG que conduz as práticas na unidade, novos facilitadores serão capacitados com o objetivo de alcançar o maior número possível de pessoas privadas de liberdade.