PCr elege nova coordenação no Amapá

 Em Sem categoria

A Pastoral Carcerária do Estado do Amapá realizou sua Assembleia estadual eletiva e formativa com o tema: “Realidade do sistema prisional no Amapá e a Pastoral Carcerária como sinal de esperança”. O encontro aconteceu do dia 02 a 04 de fevereiro, no Centro Diocesano Dom José Maritano.

Participaram 25 agentes, além da presença do Bispo Diocesano Dom Pedro José Conti, Coordenadora Nacional para Questão da Mulher Encarcerada Magda de Fátima Oliveira e Padre Almir José Ramos, Vice Coordenador Nacional da Pastoral Carcerária.

A quinta-feira (02) começou com participação na Celebração Eucarística, presidida por Padre Almir, na Catedral histórica. Mais tarde, juntos ao Diácono Davi e outros sete agentes da PCr local, levaram ao Centro de Custódia um momento espiritual, música e convivência com todos. 

Magda acompanhou o Diácono Davi a uma formação para aproximadamente 70 catequistas sobre a Campanha da Fraternidade, na noite de quinta-feira. Ela discursou sobre a fome daqueles privados de liberdade: visita, escuta, amor, reconhecimento de que são amados por Deus e, principalmente, da presença da comunidade. Segundo Magda, algumas catequistas procuraram se informar e manifestaram o desejo de integrar a PCr local.

No início da noite, deu-se início aos trabalhos para a Assembleia Estadual, com oração e dinâmica de apresentação dos membros da Pastoral e visitantes, coordenado por Diácono Davi. Em seguida, realizaram a leitura, revisão e aprovação do Regimento da Pastoral Carcerária do Estado do Amapá, assim como proposta de Ação. Pe. Almir e Magda se apresentaram, agradeceram a hospitalidade e se colocaram à disposição. 

O vice-coordenador da PCr fez uma prévia sobre a realidade da Pastoral e conversou com os presentes sobre a orientação bíblica e o ser pastoral no cárcere, destacando a realidade nacional e o universo da pessoa presa. Magda conversou sobre a atuação nacional para a Questão da Mulher Encarcerada, comentou sobre a realidade da mulher presa no Amapá e a situação nacional, os desafios e as urgências na promoção da dignidade da mulher privada de liberdade.

No sábado de manhã foi realizada uma Roda de Conversa, mediada por Diácono Davi, com a presença da advogada e professora Camila Rodrigues Ilário, coordenadora do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Tortura, e de Juiz João Teixeira Matos Junior, titular da Vara de Execuções Penais da Comarca de Macapá, e dos membros da coordenação nacional da PCr. A conversa tratou sobre os desafios, perspectivas, ações institucionais, bem como a importante atuação da Pastoral Carcerária junto às pessoas privadas de liberdade, suas famílias e também junto aos órgãos institucionais. 

Pe. Almir apresentou um Panorama Nacional da Pastoral Carcerária e falou sobre os Grupos de Trabalho da Saúde e da Mulher, conversou sobre os desafios e o profetismo do agente da Pastoral, a importância do olhar e escutar quando se está em missão no cárcere, para que os privados de liberdade não sofram torturas e orientou como proceder para denunciar, caso percebam que está ocorrendo tortura explícita ou implícita.

Mais tarde Dom Pedro José Conti, Bispo de Amapá, contemplou os presentes com o tema “Sinodalidade”. Trabalhando este tema, motivou os agentes e padres a continuarem a importante missão no cárcere. Após a apresentação de Dom Pedro, a Comissão de Eleição da Coordenação Estadual realizou a eleição da nova coordenação estadual do Amapá, escolhida pelos agentes para os próximos quatro anos de missão nos cárceres do estado. 

A assembleia encerrou com a celebração eucarística presidida por Dom Pedro José Conti, concelebrada pelos padres presentes. Dom Pedro destacou os desafios de uma pastoral que dedica atenção para aqueles que estão em condições sub-humanas nos presídios e merecem ouvir o evangelho. O bispo agradeceu a presença dos representantes da PCr Nacional e os agentes de pastoral pela missão, trabalho e entrega na causa do reino em prol da pessoa privada de sua liberdade.

No domingo (05), acompanhados pelos agentes da Pastoral Carcerária, visitaram a Fazenda da Esperança, local de recuperação de aproximadamente 20 dependentes químicos. Após uma breve conversa, Pe. Almir celebrou a Santa Missa, finalizando os dias do encontro. 

Nova Coordenação da PCr do Amapá:

Coordenadora: Professora Maria Jane Costa Serrão, atuante há 9 anos na Pastoral;

Vice- coordenador: André Gato, bacharel em Direito, atuante na pastoral há mais de 11 anos;

Para a Questão da Mulher Encarcerada: Jeane Oliveira; 

Grupo de Trabalho com Saúde no Cárcere: Fabiana Vilhena;

Questão da Justiça Restaurativa: Regina Coutinho.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo