Nos dias 22 a 24 de outubro de 2023 foi realizada a XXIX Assembleia Estadual da Pastoral Carcerária do RS.
A rotina do encontro contou com as missas, uma delas presidida por dom Darley Kummer, Bispo auxiliar de Porto Alegre e as reflexões conduzidas pelos agentes. Dom Liro Vendelino Meurer, bispo referencial da Pastoral Carcerária, devido a questões de saúde, participou virtualmente, deixando seu recado.
Ir. Petra, coordenadora nacional da PCr/CNBB, expôs e aprofundou o sentido do objetivo geral da Pastoral Carcerária: “Evangelização e promoção da dignidade humana por meio da presença da Igreja nos cárceres através das equipes de pastoral na busca de um mundo sem cárceres! ”
Iara Carvalho, coordenadora estadual para a Mulher Presa, partilhou programação relativa ao tema. Vera Dalzotto, até então assessora para Justiça Restaurativa do RS, refletiu as ações da JR no estado e no país. Vera segue como a referencial nacional para JR.
Pe. Edson Thomassin, referencial estadual para as Pastorais Sociais do RS, fala sobre a Campanha da Fraternidade e a articulação das Pastorais Sociais.
Além de refletir e celebrar as realidades das unidades prisionais do estado e seus desdobramentos, a assembleia foi de cunho eletivo e, por unanimidade, as 14 arqui/dioceses presentes definiram a coordenação para o Biênio 2023/2025, assim constituída:
- Bispo Referencial: Dom Liro Vendelino Meurer (Santo Ângelo)
- Coordenador: Pe. Eduardo Luis Haas (Montenegro)
- Vice coordenador: Pe. Rodrigo Wegner Costa (Porto Alegre)
- Secretária: Ir. Iraci de Fátima Cirino dos Santos (Vacaria)
- Referencial para a mulher presa: Iara Ramos Carvalho (Osório)
- Assessoria para a saúde no Cárcere: Fátima Justina Dambrós (Novo Hamburgo)
- Assessoria de Justiça Restaurativa: Ir. Imelda Maria Jacoby (Passo Fundo) + Grupo de trabalho
- Assessoria de Comunicação: Pe. Leonardo Envall Dieckmann (Santo Ângelo) e Evanice Diedrich Schroeder (Montenegro)
- Assessoria jurídica: Antônio Flávio da Silva (Porto Alegre).