PCr planeja ações pastorais do ano no Estado do Rio de Janeiro

 Em Notícias

PCr Estado do Rio de JaneiroEm 10 de março, aconteceu, na sede da Pastoral Carcerária da Diocese de Petrópolis (RJ), a reunião organizativa da ação missionária da Pastoral Carcerária do Regional Leste 1.
Hoje, a coordenação da PCr do Regional Leste 1 é formada por uma comissão de coordenadores diocesanos e arquidiocesanos que organizam o trabalho Pastoral de forma colegiada, com objetivo de criar uma maior unidade entre as dioceses e as arquidioceses do regional. As reuniões, que têm frequência mensal, estão ocorrendo nas dioceses e arquidioceses representadas neste colegiado.
Participaram do encontro os coordenadores da Diocese de Volta Redonda (RJ), Mara Barella e José Henrique; da Arquidiocese de Niterói (RJ), Padre Roberto de Assis, assistente eclesiástico da PCr do Colegiado da PCr Leste 1; da Diocese de Petrópolis (RJ), João Eliseu Padilha, Alexandre Nunes, agente de PCr, e o Padre Rafael Soares da Silveira, vigário episcopal da caridade.
Os coordenadores apresentaram as realidades missionárias das dioceses e pensaram soluções para as dificuldades. Também trabalharam juntos na elaboração da programação para a próxima assembleia estadual da PCr, que acontecerá nos dias 10 e 12 de julho na Arquidiocese de Niterói, na Casa de Retiro do Atalaia. As inscrições serão enviadas em breve para todas as arquidioceses e dioceses que compõe o Regional.
Ao final, o Padre Roberto fez a releitura da carta apresentada no último encontro dos bispos do Regional, ocorrido no dia 25 de fevereiro, e apresentou um resumo do bom acolhimento dos bispos que demonstraram suas preocupações como pastores frente a essa realidade do encarcerado e de suas famílias em todo o Estado do Rio de Janeiro.
A carta apresentada aos bispos previa algumas ações pastorais que darão alívio aos encarcerados e suas famílias: caminhada de conscientização acerca da importância da missão pastoral de PCr; recrutamento e capacitação de novos agentes para atender familiares e encarcerados em todo o Estado; reforma da casa de acolhimento aos familiares no complexo prisional de Bangu, que servirá de centro de apoio aos familiares vindos de diversas cidades que fazem parte do Regional Leste 1; local e infraestrutura para atender as demandas pastorais de todo o Estado do Rio de Janeiro.
A próxima reunião mensal acontecerá na Arquidiocese de Niterói e terá como pauta a organização para formação e capacitação de novos agentes.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo