PCr em São Mateus (ES) desenvolve Projeto Semeando a Liberdade

 Em Notícias

Capa_interna_superiorA Pastoral Carcerária da Diocese de São Mateus, no Espírito Santo, em parceria com a Cáritas, articulam desde 2011 o Projeto Semeando a Liberdade, que visa garantir à pessoa presa a oportunidade de cumprir sua pena com dignidade e ingressar novamente à vida social e comunitária. Atualmente, a iniciativa atende a 30 detentos que cumprem pena na Penitenciária Regional de São Mateus, selecionados a partir da triagem realizada pela equipe técnica da unidade prisional, tendo a possibilidade de ampliação de acordo com a demanda.
Em 20 de fevereiro deste ano, houve o lançamento oficial do projeto, com reconhecimento social e jurídico, na Fazenda Rancho das Telhas, em São Mateus. O Projeto conta com as parcerias da Secretaria de Estado da Justiça; Associação Semeando a Liberdade e as empresas Leão Alimentos, Trop Frutas e Reviver, além da Prefeitura de São Mateus, Incaper, Cooperativa dos Produtores Rurais de Jaguaré e Universidade Federal do Espírito Santo.
Através do trabalho agrícola, os detentos são inseridos em cursos profissionalizantes, desenvolvendo suas capacidades de trabalho vinculadas à produção de frutas e hortaliças, e recebem um salário mínimo mensal e têm remissão de pena. Além disso, a iniciativa prevê atividades com as famílias dos presos incluídos no Projeto, por meio de acompanhamento e ações grupais, objetivando o estreitamento dos laços.
A partir da implantação do Projeto são previstas algumas etapas: reuniões contínuas com o Judiciário, formação do grupo gestor para decisões e deliberações cabíveis, contratação de equipe técnica para gerenciamento, acompanhamento e avaliação continuada, elaboração e cumprimento do planejamento estratégico.
Foto_interna“Vale ressaltar que se trata de uma iniciativa inédita no Estado do Espírito Santo. Os detentos são trabalhados com respeito e humanidade, e lhes é oferecida a possibilidade de cumprir a pena com dignidade e ser reinserido no meio social e comunitário”, comentou Yeda Alves Apolinário, da Pastoral Carcerária da Diocese de São Mateus.
O projeto, em atualização permanente, poderá seguir outras vertentes, tais como o beneficiamento de frutas e legumes, a inclusão das mulheres na produção agrícola e o programa contínuo de acompanhamento familiar. “Assim, após o cumprimento da pena, o detento terá a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho e no convívio social dignamente, tendo o apoio da família que também recebeu acompanhamento no Projeto”, destacou Yeda.
Na solenidade de lançamento participaram cerca de 500 pessoas, entre as quais agentes da Pastoral Carcerária, padres e religiosas da Diocese de São Mateus, detentos atendidos pelo projeto, além da equipe técnica, voluntários e o presidente da Cáritas diocesana, padre Fabiano Marchesini; o bispo diocesano, dom Zanoni Castro; o presidente da Associação Semeando a Liberdade (ASEL), padre José Martins; o governador Renato Casagrande; o Secretário de Estado de Justiça, Eugênio Coutinho Ricas; o juiz da Vara de Execução Penal, Alcenir Demo; a defensora pública da Execução Penal, Luiza Borgado; o defensor público da Vara de Família, Aurélio Bruseguine; Representante do Conselho Penitenciário e Conselho da Comunidade; do Poder Judiciário; representantes de faculdades particulares e da Universidade Federal do Espírito Santo; e representantes das empresas TROP Frutas, Leão Alimentos, Reviver, Prefeitura de São Mateus, COOPRUJ e Incaper.
 
CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO DO LANÇAMENTO DO PROJETO.
 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo