PCr de Mato Grosso do Sul elege nova coordenação estadual

 Em Notícias

Assembleia Mato Grosso do SulA Pastoral Carcerária do Estado de Mato Grosso do Sul, no Regional Oeste 1 da CNBB, tem nova coordenação: durante a assembleia estadual realizada entre 27 e 29 de maio, em Campo Grande (MS), foi eleita, com maioria de votos, a nova coordenadora, a senhora Rosilda Ribeiro Rodrigues Salomão, da Diocese de Três Lagoas.
Além de Rosilda, passam a fazer parte da coordenação estadual a senhora Eleuza Dias Tavares, da Diocese de Jardim, na função de vice-coordenadora, e o senhor Bartolomeu Dias Tavares, da Diocese de Três Lagoas, como secretária estadual.
A nova equipe substitui a que foi eleita em 2014, que era composta por Zilda Maria Galvão Lima Nacao (coordenadora), Judite Morais (vice-coordenadora) e Maria Enilce (secretária).
A eleição, que seguiu o regimento interno da PCr de Mato Grosso do Sul, aconteceu no último dia da assembleia, na qual participaram 26 membros das Pastoral atuantes em grupos nas dioceses de Coxim, Corumbá, Jardim, Naviraí, Três Lagoas e na Arquidiocese de Campo Grande.
Mensagem da coordenação nacional
Durante a assembleia, foi lida e replicada entre os participantes a mensagem da coordenação nacional da Pastoral Carcerária especialmente direcionada aos agentes da PCr estadual, na qual se lembrou que o Mato Grosso do Sul possui a terceira maior taxa de encarceramento do país, e 208% de ocupação de vagas no sistema prisional. Na prática, os presídios estão superlotados, abrigando em média o dobro de presos do que deveriam, e são constantes as violações de direitos são inúmeros.
“Mais do que nunca, precisamos pautar o desencarceramento como única saída viável desta crise humanitária, conforme consolidamos em nossa Agenda Nacional pelo Desencarceramento, construindo novas formas de resolução de conflitos, como a Justiça Restaurativa, exigindo o respeito integral aos diretos da pessoa presa, lutando pela descriminalização de condutas que, mesmo sendo problemáticas, não podem ser resolvidas pela via penal, e denunciado para a sociedade a triste e degradante realidade prisional que presenciamos”, consta em um dos trechos da mensagem enviada.
Participação do diretor da Agepen
O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aílton Stropa Garcia, participou da assembleia estadual da PCr do Mato Grosso do Sul em 28 de maio.
Stropa falou aos participantes sobre a situação do sistema prisional no estado e das medidas que têm sido adotadas, bem como projetos futuros. Durante cerca de uma hora e meia, o dirigente discorreu sobre logística, recursos humanos e financeiros, assistência social, saúde, jurídica, educacional, trabalho, tratamento penal aos dependentes químicos e investimentos nas unidades prisionais.
“Em nome do nosso Bispo Dom Dimas Lara Barbosa, agradecemos imensamente a participação do diretor-presidente da Agepen pela valorosa contribuição para nossa formação sobre o sistema penal, e pelo apoio e consideração que temos recebido nesta missão”, comentou Zilda Nacao, até aquele momento ainda coordenadora estadual.
Fontes: Agepen e PCr do Mato Grosso do Sul
 
FAÇA PARTE DA PASTORAL CARCERÁRIA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo