Entre os dias 27 e 29 de setembro, o Centro de Formação em Lages (SC) aconteceu a 28ª Assembleia da Pastoral Carcerária do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento contou com a participação de mais de 40 agentes de várias partes de Santa Catarina e teve como destaque a assessoria do vice-coordenador nacional da Pastoral Carcerária, padre Almir José Ramos, que abordou o tema “Saúde e doença no sistema prisional: dever do Estado e direito do apenado”.
Outro destaque da assembleia foi a participação de Ildemar José da Costa, do Núcleo de Justiça Restaurativa do Fórum de Lages, que discutiu a Justiça Restaurativa na execução penal. O Pe. Joel Sávio, da diocese de Criciúma (SC), trouxe reflexões sobre o Ano Jubilar de 2025.
Durante o encontro, foi lançado o livro Leitura e Cárcere: (entre)linhas e grades, o leitor preso e a remissão de pena, da autora Rossaly Chioquetta Lorenset, reeleita secretária da Pastoral Carcerária de Santa Catarina.
A assembleia também marcou a eleição da nova equipe de coordenação para o biênio 2025-2026. A nova diretoria é composta por:
- Ir. Vilma de Lima Costa (Arquidiocese de Florianópolis), Coordenadora Geral;
- Newton Antonio de Almeida (Arquidiocese de Florianópolis), Vice-Coordenador;
- Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset (Diocese de Chapecó), 1ª Secretaria;
- Ir. Maria Dilva da Silva (Diocese de Lages), 2ª Secretária;
- Pe. Adir Rodrigues (Diocese de Chapecó), Assessor Eclesiástico;
- Claudia Bueno de Campos (Arquidiocese de Florianópolis), Referência para a Questão da Mulher Presa;
- Inácio Juliano Venske (Diocese de Joinville), Referência de Justiça Restaurativa;
- Wandemar Alves de Almeida (Diocese de Caçador), Referência para a Questão da Saúde.
A próxima Assembleia da Pastoral Carcerária será realizada entre os dias 3 e 5 de outubro de 2025, no Centro de Formação em Rio do Oeste (SC), diocese de Rio do Sul.