PCr da Diocese de Marília (SP) elege nova coordenação em assembleia

 Em Notícias

PCr_MariliaEm 25 de outubro, a Pastoral Carcerária da Diocese de Marília realizou sua assembleia anual, na Paróquia Nossa Senhora da Glória, na cidade Tupi Paulista (SP), com a participação de 35 pessoas, das três regiões pastorais da diocese.
Na oportunidade, foi eleita por aclamação como coordenadora diocesana da Pastoral, a jovem pedagoga Caroline Ribeiro Pereira, da cidade de Garça, que terá como vice o agente Julio Pasquim, de Marília. Caroline substituiu a Wilson Batista, que coordenou a PCr local entre 2012 e 2015. A nova coordenação assume com a tarefa de fomentar a qualificação do serviço e da formação política dos agentes, como ponto fundamental na caminhada pastoral.
A assembleia teve como tema formativo o Ano da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco, que será celebrado por toda a Igreja Católica entre 8 de dezembro de 2015 e 20 de novembro de 2016.
Padre Valdo Bartolomeu, assessor diocesano da Pastoral, conduziu a formação, na qual lembrou que “a misericórdia é ter o coração sentindo a causa dos pobres”, estando atento ao mal de que o outro padece.  “A misericórdia é a chave de ouro para seguir Jesus”, enfatizou.
Wilson Batista, até então coordenador diocesano, fez um relato do envolvimento da coordenação em inúmeros eventos, tais como a Conferência Regional da Defensoria Pública, Reuniões do Sub-regional Botucatu, Manifestação da Memória do Massacre do Carandiru, Seminário sobre Pesquisa nas Prisões, Debate sobre a redução da maioridade penal, formações de espiritualidade e serviço pastoral e presença na assembleia estadual.
Ainda na assembleia, os calendários das regiões foram discutidos pelos agentes.  Em 2016, a assembleia diocesana deverá ocorrer em 30 de outubro, em Marília (SP), na Paróquia Santa Antonieta. Também foi deliberado os participantes que irão à assembleia estadual do ano que vem, agendada para acontecer na Diocese de São José dos Campos.
Atualmente, na Diocese de Marília, a Pastoral Carcerária conta com 62 agentes. Porém, por enquanto, nas unidades penitenciárias das cidades de Lucélia, Pracinha, Flórida Paulista, Irapuru, Junqueirópolis, Dracena e Pacaembu, não há equipes da Pastoral realizando missões, desafio que deve ser encarado no próximo período.
 
(Com informações da Diocese de Marília)
FAÇA PARTE DA PASTORAL CARCERÁRIA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo