PCr BA junto à OAB visita Presídio Feira de Santana após morte de presos

 Em Combate e Prevenção à Tortura, Notícias

Na manhã do dia 26, membros da Pastoral Carcerária se reuniram com membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no presídio Feira de Santana, na Bahia, para uma visita in loco após a morte violenta de três presos. 

Estavam presentes Franco de Almeida, coordenador da PCr na Bahia, Pe. Cláudio dos Passos, coordenador da PCr da Arquidiocese de Feira de Santana,D. Itamar Viana, Arcebispo emérito de Feira de Santana, Raphael Pitombo, presidente da subseção da OAB/FSA, Isis Kataoka, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/FSA e José Júnior, diretor do presídio. 

No início de janeiro, três presos foram mortos de forma violenta dentro do presídio. A PCr da BA procurou a diocese local para promover juntos à OAB uma visita para questionar o acontecimento.

Os membros da PCr também perguntaram sobre a demora para a entrega das carteirinhas dos agentes, para que possam visitar os presídios. 

Franco conta que segundo o diretor, o processo para a liberação das pastorais passou a ser mais rígido depois de ter tido problemas com alguns membros de outras igrejas.

O coordenador relata que no dia 8 de fevereiro, haverá um seminário na sede da OAB/BA,  com a presença da Secretária de Administração Penitenciária e da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia para discutir sobre o encarceramento e a violência policial no estado.

“Hoje voltamos para a casa com o sentimento de dever cumprido ao procurar dias melhores para os encarcerados”, declara Franco.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo