No dia 2 de Agosto no CBB (Centro Cultural de Brasília) a Pastoral Carcerária, na presença da coordenadora nacional, Irmã Petra Pfaller e do representante dos articuladores da Comissão Sociotransformadora da Regional Nordeste 3, Pe Antônio Sérgio Andrade Pires, participaram do lançamento do projeto popular “O Brasil que Queremos: o bem-viver dos povos”.
O Projeto Popular da Comissão Sociotransformadora da CNBB vem sendo elaborado há quatro anos, com diversas pesquisas e colaborações. No vídeo documentário sobre a 6ª Semana Social Brasileira, apresentado durante o lançamento, Dom José Reginaldo, Bispo membro da Comissão Sociotransformadora, ressalta o objetivo da Igreja na ação social evangelizadora, levando em consideração sua contribuição ao estilo de vida em sociedade. Sendo assim, o Projeto Popular foi pensado para abordar e alcançar todas as pessoas de maneira igualitária e inclusiva. Ele abrange os eixos de democracia, economia e soberania, buscando construir um país mais justo e igualitário para todos.
Compuseram a frente do lançamento os integrantes: Dom José Reginaldo, Bispo membro da Comissão Sociotransformadora; Frei Jorge Luiz Soares, assessora de Relações Institucionais e Governamentais da CNBB; Alessandra Miranda, secretária executiva da Sexta Semana Social e assessora da Comissão Sociotransformadora; Roselene Nazeto, coordenadora da Rede Jubileu Sul e do Grito dos Excluídos; Pe. Dário Bossi, assessor da Comissão Sociotransformadora; Daniel Seidel, da Comissão Brasileira de Justiça e Paz; e Gilberto Carvalho, secretário da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho.
Ainda durante o encontro, as Pastorais Sociais presentes puderam se apresentar para os demais presentes e trazer contribuições da realidade vivida dentro de cada segmento, além de propor novas perspectivas e abordagens diante dos desafios vividos.
Pe Dário Bossi, assessor da Comissão Sociotransformadora, nos contou um pouco do que se tratam as pastorais sociais, seus desafios e da sua importância dentro da igreja. Após essa breve explicação, ele também mandou para nós uma mensagem de reflexão e ânimo para todos os agentes da pastoral carcerária.
Onde assistir: (Entrevista com Pe Dario)