Em reunião mensal, iniciada com missa, no dia 26 de maio, 29 agentes da Pastoral Carcerária de Brasília avaliaram as atividades realizadas pela pastoral, sob a orientação do padre Antônio Francisco Gomes Barros (padre Katê), coordenador local.
Na oportunidade, todos os coordenadores de núcleos – coordenadores da evangelização em cada estabelecimento – apresentaram relatório sumário, quer das atividades que tem feito, quer das dificuldades encontradas nos estabelecimentos onde evangelizam.
Recordou-se ainda que nos últimos dois meses, padre Katê celebrou missa em nove estabelecimentos, incluindo duas unidades de menores, e se encontrou com a maioria dos diretores desses locais, além de estar em contato frequente com a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (SESIPE) e divulgar as iniciativas da pastoral entre o clero, que tem se mostrado receptivo às celebrações de missa nos estabelecimentos prisionais.
Também foram detalhadas outras iniciativas em curso na pastoral: na área de comunicação, está em desenvolvimento a criação de um e-mail e de um site da PCr-DF e a pastoral tem feito programas de rádio em emissoras católicas.
Recentemente, a coordenação da PCr-DF visitou dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, que manifestou a vontade de criar comunidades religiosas entre os presidiários.
Outros informes foram que a pastoral está redigindo seu regimento interno; projeta realizar uma comemoração, em dezembro, pelos 42 anos de existência; e que já credenciou junto à SESIPE cerca de 50 agentes para a evangelização nos cárceres.
Por fim, foi divulgado o projeto de implantar a partir das paróquias da Arquidiocese de Brasília: grupos de intercessão pela ação da PCr-DF nos presídios, pela conversão do preso, pela diminuição da violência no Brasil e pelos benfeitores e seus familiares; reunião de famílias de presos; grupos que angariariam mantimentos para cestas básicas, a serem entregues a famílias carentes de preso; e voluntários que acompanhariam, ao computador, em suas próprias casas, andamento de processo de presos.
Curso da Pastoral Carcerária
No próximo domingo, dia 16, das 8h às 12h, a Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Brasília realiza curso para novos agentes e para reciclagem de agentes efetivos.
O assessor será o padre Katê, que trabalhará as temáticas da Espiritualidade do agente da Pastoral Carcerária e como este deve se comportar dentro das penitenciárias.
A formação será na Paróquia São Sebastião (Planaltina). Saiba mais pelo e-mail tere.senzala@hotmail.com ou pelo telefone (61) 9523-7003, com Terezinha.