Papa envia ajuda de 300 mil euros a centro que abriga filhos de detentos

 Em Notícias

Mantido pela Arquidiocese de Salvador desde 1999, o Centro Nova Semente, na Bahia, acolhe atualmente 30 filhos de presidiários ou ex-detentos da Penitenciária Lemos de Brito, e em breve o número de crianças vai aumentar com a ampliação das estruturas.
Em novembro, o Centro Nova Semente recebeu do papa Francisco uma doação de 300 mil euros, quase R$ 1 milhão, para melhorias na infraestrutura do espaço. “Essa oferta vai para a construção de uma nova casa, porque todos juntos não podem ficar. As crianças pequenas precisam de uma atenção particular”, explicou irmã Adele Pezzoni, agente da Pastoral Carcerária e diretora do Centro, em entrevista ao jornal Correio.
A Irmã recordou, ainda, que, no ano passado, o Centro chegou a abrigar 40 crianças, mas a estrutura não suportou. “As exigências atuais da 1ª Vara da Infância e da Promotoria são muitas, então, para ser perfeito, o que importa é qualidade e não a quantidade. Eu preferi, em alguns casos, pagar o aluguel de uma casa para as famílias das crianças”.

Segundo o padre Manoel Filho, da Arquidiocese de Salvador, inicialmente o recurso foi pedido ao Vaticano para a construção de uma nova instituição de caridade, mas o arcebispo primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, e o cardeal Geraldo Majella, pediram a Bento 16, papa na época da solicitação, que a verba fosse destinada ao Centro Nova Semente.
“Não bastava construir, precisaria ter toda uma estrutura para funcionar, o que poderia ser inviável”, explicou padre Manoel Filho. Segundo dom Murilo Krieger, “o centro atende a um dos grupos mais desprotegidos e fragilizados da sociedade, as crianças que não podem contar com a presença do pai e, especialmente, da mãe, ao seu lado. É quando elas mais necessitam de atenção”.
Com a verba doada será erguido um anexo com oito apartamentos para os jovens que cresceram no Centro e que ainda não têm condições de se estabelecer em uma nova família. Além disso, uma nova sede da Pastoral Carcerária será implantada na área. Também devem ser construídos um salão multiuso, um auditório e uma quadra de esportes.
CLIQUE AQUI E LEIA A REPORTAGEM COMPLETA NO JORNAL CORREIO.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo