A Pastoral Carcerária Regional Norte1 realizou neste primeiro final de semana do mês de fevereiro de 2025 sua assembleia eletiva, com o tema Tema: “Peregrinos da Esperança: Fortalecendo a fé com solidariedade aos irmãos e irmãs Encarcerados/as“, e o lema: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a libertação aos cativos.” (Lucas 4,18).
O encontro, depois da acolhida e boas-vindas, iniciou com uma celebração da Palavra e a partilha do trabalho realizado nas dioceses, prelazias e paróquias. Os participantes, com a assessoria do Dr. Diego Luiz, da Defensoria Pública, refletiram sobre o tema: “Direitos Humanos e Acesso à Justiça: O Papel da Defensoria Pública na Reintegração e Dignidade das Pessoas Privadas de Liberdade”. Posteriormente, o tema abordado foi: “O trabalho do Coletivo de Familiares e Amigos de Presos e Presas do Amazonas”, com assessoria de Priscila Serra, articuladora do Coletivo de Familiares e Amigos de Presos e Presas do Amazonas (Coletivo FAPAM).
Por sua vez, a Ir. Petra Silvia Pfaller, MC, coordenadora nacional da Pastoral Carcerária, abordou o tema: “A Resolução nº 34 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), de 24 de abril de 2024”. Já o padre Joaquim Barbosa da Silva, refletiu sobre “Vida Comunitária”, e Magda de Fátima Oliveira, coordenadora nacional para a Questão da Mulher Encarcerada, apresentou o tema: “Multas aplicadas aos presos/as ao saírem do sistema prisional – explicação e discussão”. Finalmente, foi refletido sobre “SEAP – O Escritório Social da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária”, com a partilha de Keyla Maria Pinheiro Prado, chefe do Departamento de Reintegração Social e Capacitação- DERESC.
A oração do terço, o momento cultural, a celebração da Eucaristia, fizeram parte da programação. No último dia, de novo a Ir. Petra Silvia Pfaller, refletiu sobre “O Serviço Voluntário na Pastoral Carcerária: Uma Ação de Solidariedade e Esperança”. A assembleia encerrou com a escolha dos novos coordenadores e a Leitura da Ata. Da assembleia participaram representantes de Manaus, Anori, Benjamin Costant, Itacoatiara, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.
Texto: Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1