Encontro trata de formação cristã nos cárceres e justiça restaurativa em Vitória

 Em Notícias

A Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Vitória (ES) realizou no último fim de semana, dias 9 e 10, um momento de capacitação de seus agentes, centrado na formação cristã no Cárcere e na Justiça Restaurativa.
Além dos agentes da pastoral na Arquidiocese, houve participação de pessoas das cidades capixabas de Guarapari, Vila Velha, Viana e Cariacica, entre os quais advogados, jovens de uma comunidade de vida, uma freira e uma moradora de um quilombo, todos com experiência e lidar com situações de violência e violações de direitos.
No primeiro dia de atividades, padre Carlos Barbosa, coordenador arquidiocesano da pastoral, apresentou reflexões sobre a Formação Cristã nos Cárceres. Ele se mostrou receptivo a novas propostas de ação para a pastoral e sugeriu que a formação realizada em Vitória seja disseminada para outras dioceses no Espírito Santo.
Irmã Bárbara Kiener, das Missionárias de Cristo, assessorou o segundo dia do encontro, quando apresentou o curso da Escola de Perdão e de Reconciliação (ESPERE) e também comentou sobre práticas de Justiça Restaurativa (JR). Ela se valeu de atividades individuais e dinâmicas de grupo para que os participantes compreendessem os conteúdos.
“O pessoal logo entrou nas dinâmicas, e estávamos no meio do assunto da violência. Foi uma amostra somente. Os participantes ficaram muito animados, desejando mais formações como essa. Sentiram muita esperança no final com a prposta da ESPERE e da JR”, comentou irmã Bárbara.
Outras informações sobre a Pastoral Carcerária em Vitória (ES) podem ser obtidas na cúria arquidiocesana pelo e-mail mitra.secretariapastoral@aves.org.br ou em (11) 3223-6711.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo