Em Santa Catarina, PCr cresce em número de agentes e prioriza formações

 Em Notícias

Interna Santa CatarinaVisitas às dioceses, redobrada atenção às condições de saúde nos presídios e ampliação geral de iniciativas foram prioridades de trabalho da Pastoral Carcerária em Santa Catarina em 2014, conforme contou ao Site da PCr Nacional o Padre Almir José Ramos, coordenador regional.
No comparativo com 2013, segundo o Padre, houve aumento no número de agentes e ampliação na quantidade de visitas em algumas unidades prisionais, embora em outras tenha diminuído as visitas.
Temas que estão em pauta na Pastoral Carcerária em todo o Brasil como a urgência do desencarceramento, a Justiça Restaurativa e o combate à revista vexatória foram tratados em todos os momentos de formação nas dioceses e nas assembleias diocesanas.
“Na assembleia estadual, também tratamos desses temas. Não houve cobrança mais acentuada das autoridades por parte da Pastoral. Tivemos um bom diálogo com alguns juízes onde tratamos desses assuntos”, explicou Padre Almir.
Ainda de acordo com o coordenador da PCr em Santa Catarina, para 2015 a meta é dar continuidade ao curso de Justiça Restaurativa, oferecer formação para novos agentes e aos atuais, e manter diálogo permanente com as autoridades estaduais.
A Pastoral Carcerária local realizou assembleia estadual no mês de setembro, com a presença do Padre Valdir João Silveira, coordenador nacional da PCr, que em novembro foi reeleito para a função. Sobre a atuação do Padre Valdir e dos demais membros da coordenação nacional, Padre Almir deseja que “assumam com bastante veemência os compromissos assumidos e os encaminhamentos feitos na assembleia nacional”.
Padre Almir também pede união entre os agentes. “É importante realizarmos um trabalho em conjunto para que nossa missão seja frutífera e atinja cada vez mais pessoas”, avalia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo