Em reunião no Fórum da Comarca de Primavera do Leste (MT), em 1º de setembro, com participação de agentes da Pastoral Carcerária local, foram apresentadas propostas para a inserção de presos no mercado de trabalho, como parte do processo de ressocialização.
A reunião foi motivada pela juíza Dra. Glenda Moreira e contou com as participações da promotora Dra. Fabíola Fuzinatto; do defensor público Dr. Nelson; do diretor da unidade prisional de Primavera do Leste Dr. Edilson; da equipe da Fundação Nova Chance, além de empresários, representantes da Prefeitura. A Pastoral Carcerária marcou presença com as psicólogas Rafaela e Stael Sardinha, a assistente social Claudete dos Santos, a irmã Valéria de Freitas e a coordenadora da PCr local, Romilda Carra.
“Foi decidido que cada empresa interessada entre em contato com a juíza para dispor das vagas necessárias. Foi também constituído o Conselho da Comunidade, bem como delegada a função das especialistas nesta função de acompanhar o reeducando e sua família neste processo. E para os reeducandos que ainda não estiverem aptos para o trabalho extramuros, levantou-se a questão de oferecer cursos profissionalizantes”, detalhou, ao Site da PCr Nacional, a irmã Valéria de Freitas.
O acompanhamento e a reinserção no mercado de trabalho dos presos serão feitos pelo diretor da unidade prisional de Primavera do Leste.
“Esta ação voluntária dependerá do empenho de cada um e cada uma, tendo consciência de que esta causa diz respeito a toda sociedade”, finaliza irmã Valéria.