Curso de CNV para agentes pastorais fortalece caminhada de comunhão fraterna

 Em Justiça Restaurativa, Notícias

A Pastoral Carcerária Nacional tem realizado um curso de formação para os agentes sobre Comunicação Não Violenta (CNV), em parceria com o Instituto CNV Brasil.

A prática compreende as habilidades de falar e ouvir, que leva os indivíduos a se entregarem de coração, possibilitando a conexão com si mesmos e com os outros, permitindo assim que a compaixão se desenvolva.

Estão sendo trabalhados os seguintes tópicos:

– O que é Comunicação Não-Violenta (CNV)

– Paradigma da Dominação e Paradigma da Parceria

– Os 4 Componentes da CNV – Observações, Sentimentos e Necessidades

– As 3 aplicações – Autoconexão, Honestidade e Empatia

– Navegando Conflitos – Compreendendo conflitos e caminhos para a colaboração

Wilson Roberto Batista, agente da Pastoral Carcerária da diocese de Araçatuba, região Sul 1 da CNBB, conta que participar da formação sobre CNV tem sido satisfatório, principalmente para poder contar com a abordagem em atividades de intervenção e presença qualificada nos cárceres.

“A troca e mediação, contato com irmãos e irmãs de pastoral de todo o país tem impulsionado uma visão de amplitude e unidade de nosso compromisso com uma visão em que a escuta e o diálogo se tornam instrumentos de transformação, acolhimento e esperança de que nosso serviço, a despeito de tantas dificuldades, tem importância e merece ser valorizado”. 

Wilson, que também é professor do magistério federal, acrescenta que a oportunidade oferecida pela PCr tem sido um momento único na caminhada de comunhão fraterna e fortaleza espiritual.

“Meus agradecimentos aos responsáveis por esta iniciativa, em especial aos membros da coordenação nacional da PCr, nas pessoas de Vera Dalzotto, Ir. Petra e Pe. Gianfranco, e cumprimento em especial nossos mediadores(as) e os agentes da Pastoral Carcerária participantes do curso”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo