CNBB lança site voltado para notícias das Pastorais Sociais

 Em Igreja em Saída, Notícias

A CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, lançou um site voltado para notícias das Pastorais Sociais. 

Participam organizações como a Pastoral Carcerária, a Comissão Pastoral da Terra, Pastoral da Mulher Marginalizada e a Comissão Brasileira de Justiça e Paz. 

Acesse o site para acompanhar notícias recentes das Pastorais Sociais. 

O site é dividido em três editorias, que tem como foco frentes de atuação da CNBB:

Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora: Procura fortalecer a participação da Igreja na promoção do desenvolvimento humano integral, para construir uma sociedade justa e solidária, respeitando os Direitos Humanos à luz do Evangelho, da Doutrina Social da Igreja e da opção pelos pobres.

Promove o diálogo entre a Igreja e a sociedade, através de parcerias e ações conjuntas para promover a justiça e a democracia, especialmente em situações onde a dignidade humana é negada, de preferência nas periferias geográficas e existenciais.

Coordena os Organismos, Pastorais Sociais e o Setor de Mobilidade Humana relacionados à Comissão, garantindo que estejam de acordo com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Comissão Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano: Articula o enfrentamento ao Tráfico de Pessoas desde  2016. Procura formar e informar a sociedade sobre o crime.  Desde sua criação, a Igreja tem avançado nas articulações de combate e prevenção em todo o país.  

A Comissão realiza seminários, processos formativos, campanhas e articulações para promover o enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em todo país, para que a sociedade saiba da existência deste crime que viola os direitos humanos e tenha como acompanhar e denunciar. 

Teve seu início como um Grupo de Trabalho e passou a ser uma Comissão Especial da CNBB, por conta da preocupação e análise das religiosas, religiosos e leigos/as sobre a mobilidade humana nos anos 2000.  

Comissão Episcopal para Ecologia Integral e Mineração (CEEM): Criada oficialmente em 2019 como parte da CNBB, embora tenha existido desde 2017 como um Grupo de Trabalho formado por bispos, leigos e religiosos. 

Uma de suas primeiras iniciativas foi contatar bispos com dioceses afetadas por conflitos de mineração, oferecendo apoio e conscientizando sobre os impactos ambientais e comunitários. 

A CEEM preparou e divulgou subsídios e posicionamentos de análise da conjuntura e da missão socioambiental da Igreja. Destacam-se notas públicas, cartas abertas e comunicações oficiais aos representantes dos três poderes sobre os impactos da mineração.

Os membros da Igreja que se empenham no Cuidado da Casa Comum são frequentemente alvo de ataques e críticas. A CEEM vem se afirmando também como um apoio a pessoas e comunidades religiosas ameaçadas, caluniadas ou agredidas, para que não se intimidem e não deixem morrer a profecia.

 

Volatr ao topo