À medida que nos aproximamos das festividades de final de ano, a Pastoral Carcerária e seus agentes celebram o momento junto aos irmãos e irmãs privados de liberdade.
Os grupos de visita promoveram a realização de missas em diversos presídios espalhados pelo país, reforçando a importância do espírito fraterno neste período.
A visita ao Presídio Feminino de Goiás ocorreu no dia 11 de dezembro, com Pe. Jhonisoncley, que atendeu diversas confissões das mulheres encarceradas antes da Santa Missa. Por fim, houve uma confraternização com salgadinhos e refrigerantes, além da entrega de panetones para todas as mulheres.
No dia 14, a missa foi presidida por Dom Levi, bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiás, na Casa de Prisão Provisória Feminina. O presídio na Grande Goiânia teve a missa presidida no dia seguinte por D. João Justino, arcebispo da Arquidiocese de Goiânia.
Iria Xavier, coordenadora da Pastoral Carcerária da diocese de Paulo Afonso, Bahia, conta que na quinta-feira, dia 14, houve a celebração de natal de 14 mulheres e 470 homens privados de liberdade, com a presença do bispo referencial do estado da Bahia, Dom Guido Zendron, e os padres Hermânio, Diego, Sivanildo e Ednaldo. Os agentes levaram picolés para compartilhar durante os momentos de diálogo e trocas.
Em Minas Gerais, as celebrações da Missa de Natal começaram no dia 6, na unidade prisional José Maria Alkmim. A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Betim e a unidade prisional de Lagoa Santa celebraram no dia 14. E o Presídio de Caeté no dia 16. Todas as visitas contaram com a participação dos irmãos privados de liberdade e agentes da pastoral carcerária.
A PCr da Arquidiocese de Florianópolis realizou a entrega de kits de Natal às pessoas encarceradas no Complexo Prisional da Agronômica, Presídio Feminino, Presídio Masculino e no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, no Presídio Regional e na Colônia Penal Agrícola de Palhoça. Entre os dias 8 e 18 foram distribuídos 1300 kits.
No dia 11, os agentes se juntaram a Dom Luiz para a visita na Penitenciária Dr. Antônio de Queiroz Filho, no município de Itirapina, São Paulo. Após a celebração da Santa Missa, foram convidados pelo diretor da Unidade Prisional a conhecê-la, abençoar e conversar com aqueles em regime fechado.
A Penitenciária Estadual de Ponta Grossa recebeu a visita dos agentes e do bispo D. Sérgio Arthur Braschi, para rezar a Novena de Natal e realizar um almoço de confraternização.
O Presídio da Glória, em Sergipe, recebeu visitas nos dias 6, 13 e no dia 20 foi celebrada a missa de Natal.
As celebrações natalinas acontecerão em diversos estados até a véspera do dia 25. Embora possamos nos reunir com as nossas famílias para a ceia, celebrando o nascimento de Cristo, não podemos esquecer de todas as Marias e Josés presos, que passarão a dats sem a companhia da família e amigos. E agradecer a todas e todos que doaram seu tempo para levar o sentimento de festa e esperança para dentro do cárcere.
A Pastoral Carcerária Nacional deseja a todas e todos um feliz natal, e um próspero 2024. Continuaremos juntos na luta pelo sonho de Deus: o de um mundo sem cárceres!
Confira mais celebrações de Natal da Pastoral Carcerária pelo Brasil em 2023.