Vozes Marcadas pelo Cárcere: O dia das mães das mulheres encarceradas

 Em Mulher Encarcerada, Notícias

Como é vivenciar o dia das mães nas prisões para as mais de 38,272 mil privadas de liberdade que são mães, filhas, avós? Que foram separadas de seus filhos/as, da sua família e cotidianamente vivem com mais essa falta, sozinhas, em uma cela, sem visitas, sem saber como eles/as estão, sem acompanhar seu crescimento?

Se estas mulheres tivessem o mínimo de amparo afetivo e convivência familiar, possibilitaria maiores condições de lidar com a sua situação na prisão, os problemas ali existentes e na manutenção da qualidade de vida e da saúde mental.

Mas isso lhes é retirado. O sistema prisional e o impacto nocivo da privação de liberdade atinge de forma direta a mulher encarcerada, como também a sua família. Ele rompe qualquer vínculo antes estabelecido, e como consequência as faz adoecer, deixando marcas irreversíveis.

Nesse Dia das Mães, a Pastoral Carcerária Nacional coletou relatos de mulheres presas, que falam sobre seus sonhos, angústias e saudades em uma data tão significativa. A dor de estar longe dos filhos e mães que tanto amam, e a esperança de retornar à liberdade para estar ao lado da família novamente é o que motiva essas mulheres.

Abaixo, você pode ler e ouvir todos os relatos. Confira:

 

Hoje passo desejando a você, mãe, mulheres guerreiras e vitoriosas um feliz dia das mães. Agradeço pela vida que me deu seu amor.

Privada de liberdade hoje estou, mas creio que logo estaremos juntas. Mãe, não ter a senhora em meus abraços é a minha maior sentença, parece até que te vejo fazendo aquele café.

Às vezes me vem as inúmeras vezes que a senhora me deu seus conselhos e eu descartei. Perdão! Até mesmo pelos erros que cometi. Perdão pelas inúmeras vezes que não percebi e também pelos conselhos que eu descartei. Perdão mãe, pela sua sabedoria que não aprendi, por não prestar atenção na mulher mãe grandiosa, justa e correta que você é, verdadeira amiga.

Perdão se minha imaturidade só lhe trouxe sofrimento, quando na realidade você só merecia amor. Mas obrigada pelas inúmeras horas de jornada nas batalhas da vida, obrigada pelo seu amor de mãe.

Eu quero te fazer sorrir e recuperar todo o tempo perdido, não vamos mais ficar longe uma da outra.

 

Dia das mães pra mim é um momento muito especial.

Sou grata a Deus por me dar a oportunidade de ser mãe.

Dói cada momento que estou longe do meu filho, toda a distância, tudo que não vivi ao lado dele nesses anos, me tornou mais forte, o amor que sinto pelo meu filho é eterno.

A mãe que nasceu em mim é muito verdadeira, sou feliz por ter ele em meus pensamentos, em minhas orações.

Meu único filho, razão do meu viver, obrigada por me escolher sua mãe, prometo te amar, te respeitar, te fazer feliz.

Logo vou estar ao seu lado. Estou aqui, sentindo a sua falta, me cuidando para me dedicar a você.

 

Bom, o que dizer de uma data tão importante e especial que é o dia das mães? Posso dizer que é maravilhoso, incrível, entre muitas coisas, mas falar do dia das mães de dentro de uma cela de um presídio, isso não é nem um pouco fácil.

Aqui quando você é filho já dói, mas quando você é mãe, é uma dor insuportável, pois era para ser um dia alegre, feliz, com tudo de bom e muito amor, mas é só tristeza, solidão, pois aquele abraço do seu filho, você não vai ter. Aquela apresentação na escola do dia das mães, você não vai.

Aí você se julga, se culpa….

E você pede a Deus que tudo o que você mais queria na vida, nesse dia, era poder ganhar um abraço do seu filho e da sua mãe…

E o pior sentimento de estar aqui, longe de quem mais se ama, numa data comemorativa, claro que todos os dias são dolorosos, mas quando fala dia das mães, aí parece que machuca lá na alma, como se fosse uma ferida que não cicatriza…

Então eu digo: ame, cuide, valorize quem pode e tem seus filhos e sua mãe, porque o pior sentimento é você ter e não poder vê-los e abraçá-los.

Ame mais, abrace mais, pois não sabemos quanto tempo temos para respirar.

 

Dia das mães é um dia muito especial, marcante em nossas vidas, pois é também meu dia. Esse dia para mim, neste lugar, se torna triste, pois não estou ao lado da minha mãezinha e nem dos meus filhos e não vou poder assistir uma apresentação deles.

Esse dia tão lindo, que era para ser alegre, se torna um dia cinzento neste lugar, pois é um dia como os outros, nada acontece, mesma rotina do dia-a-dia.

Poderia ser um dia colorido, mas por conta de estar presa se torna cinza, a cada data do dia das mães me sinto sozinha, distante cada vez mais dos meus pequenos e de minha mãezinha, mas está sendo uma lição para mim todo esse sofrimento.

Dia das mães é um dia tão especial para todas as mães, é um dia que nos torna mais mulher por saber que somos mães.

Ser mãe é um presente enviado por Deus, pois ser mãe colore nossa vida e nos dá um pouco de esperança de dias melhores pela frente.

Mãe é uma palavra muito linda e especial. Por isso esse dia foi feito especialmente para as mães, para elas nesse dia verem o quanto são especiais e amadas. Se Deus nos deu o dom de ser mãe, é porque somos capacitadas, guerreiras e que somos fortes e venceremos essas grades, o dia de amanhã poderá ser melhor e poderemos retribuir todo amor e carinho por nossos filhos e nossa mãe.

Dia das mães, um dia mais que especial que levaremos para a vida toda, cada ano, cada detalhe, cada abraço, cada carinho, cada presente, esse dia sempre será marcante.

A saudade aperta, lágrimas que escorrem pelo rosto por estar distante de nossos filhos e de nossas mãezinhas, mas em breve poderemos estar ao lado de quem amamos.

Feliz dia das mães para todas as mães e todas as mulheres que se encontram privadas de liberdade, em breve esse dia se tornará colorido para nós, só ter fé e esperança que nosso dia chegará.

 

Coleta dos depoimentos: GT Mulher encarcerada da PCr Nacional
Locução dos depoimentos: Mayra Balan, Isabela Menedim, Maria Ritha Paixão e Taise Zanotto 
Texto introdutório: Taise Zanotto e José Coutinho Júnior
Edição de arte e vídeos: Maria Ritha Paixão
Revisão e Organização: José Coutinho Júnior

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo