PCr proporciona Semana da Mulher a presas de Montes Claros (MG)

 Em Mulher Encarcerada

1703 PCr Montes Claros (1)Entre 2 e 8 de março, a Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Montes Claros (MG) realizou no anexo feminino do Presídio Alvorada de Montes Claros, a “Semana da Mulher – Dia da beleza – Dia Internacional da Mulher”, que envolveu 93 pessoas, entre as quais 54 presas.
A Pastoral Carcerária de Montes Claros organizou durante toda semana uma programação festiva para as presas, com atividades como o dia da beleza, palestras e brincadeiras e festa, tudo em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Segundo Dilson Antônio Marques, coordenador da PCr da Arquidiocese de Montes Claros, o resultado da ação foi positivo. Ele lembrou que uma das agentes da Pastoral Carcerária comentou sobre o olhar esperançoso e o sorriso em cada rosto; e que uma das presas revelou o desejo de cursar faculdade de Medicina em 2016 quando deixar o presídio.
“Várias mulheres que estão detidas a anos sempre contam com a solidariedade da pastoral, que tem como objetivo, humanizar, socializar, trabalhar a auto estima além de levar esperança a elas e seus familiares”, ressaltou Dilson, que apontou que as atividades da Semana da Mulher – palestras, orações, momentos de louvor, atendimento a beleza cabelo, unha, pinturas, danças – ajudaram a melhorar a autoestima das presas, que “se sentiram gente, valorizadas, respeitadas em sua dignidade de mulher. Momentos e grande descontração e alegrias”.
A Pastoral Carcerária atua há 35 anos em Montes Claros, atendendo também em outras cidades. A Arquidiocese coordena 40 municípios com um plano anual de trabalhos dentro de presídios. Além da Pastoral, existem vários projetos em parceria, como o Projeto Flores do Cerrado que atende as presas com cursos de corte e costura e artesanato em geral, O projeto dia da beleza que pretende montar um salão escola dentro do presídio e entre outros.
Além de agentes da Pastoral Carcerária arquidiocesana, participaram da Semana da Mulher no anexo feminino do Presídio Alvorada de Montes Claros, a primeira dama do município, deputada Raquel Muniz; proprietários de salões de beleza; funcionários do presidio na área de Educação e Atendimento, o presidente do Conselho da Comunidade da Comarca de Montes Claros, e os diretores do presídio.
 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo