Término de mais uma formação: curso para iniciante em processo circular com a metodologia/filosofia Justiça Restaurativa

 Em Justiça Restaurativa, Notícias

A Pastoral Carcerária Nacional, sob a organização e articulação da Assessora Nacional PCr Justiça Restaurativa: Vera L. Dal Zotto tem dado seguimento as formações e enforques didáticos na dimensão da Justiça Restaurativa seguindo os objetivos da Pastoral Carcerária Nacional.

Essa abordagem na perspectiva da PCr é de fundamental importância, porque alinha a formação a necessidade de cada agente, que atua diretamente no mundo dos cárceres, das suas privações e torturas.

A Justiça Restaurativa na cosmovisão da PCr é o MUNDO SEM CARCERES.

O primeiro semestre de 2022, Vera Dal Zotto articulou uma primeira turma, que está chegando ao seu termino formativo. O curso é na modalidade livre/extensão, parceria da PCr – Justiça Restaurativa com a Faculdade Madalena Sofia sob a orientação da professora Josiane Domingas Bertoja.

O processo formativo teve início em fevereiro 2022 e seu percurso metodológico final no dia 01 de maio 2022. Este foi coroado, com uma vivência circular temática: para ontem conexão. Apesar de ser uma vivência on-line não tira o rigor e o zelo metodológico e principiológico, conforme foi sistematizado por Kay Pranis.

A PCr Nacional investiu cuidado e ofereceu ferramentas metodológicas restaurativa neste processo. A PCr Nacional tem claro seu objetivo: Evangelização e promoção da dignidade humana.

Essa formação teve uma modelagem/dinâmica diferente das demais. Diante dos desafios de nosso contexto veio junto à necessidade de revisitarmos as seguintes temáticas: violência estrutural e a questão do racismo tão latente em nossas relações contemporâneas.

Vera Lúcia Dal Zotto trouxe especialistas, para tratar as temáticas e juntas crescermos em reciprocidade e ao mesmo tempo buscarmos desenvolver uma dinâmica sócio transformadora.

Toda a metodologia formativa da PCr Nacional Justiça Restaurativa tem o enfoque no tripé: Teórico – vivencial – prático.

O seminário foi desenvolvido em três momentos, abordados por especialistas, que têm seus lugares de fala nas diferentes dimensões de nossa sociedade, que padecem da mesma mazela, por um racismo estrutural.

Papa Francisco vem ao longo de seu magistério nos convidando a sentir, intuir e encarnar o Evangelho na vida. A PCr Nacional não visa apenas uma formação a mais. Mas uma formação integral, onde o agente de pastoral é autor consciente de seu próprio processo de crescimento em reciprocidade. Temos consciência, que Jesus nos chama a ter um encontro pessoal com Ele e sermos capaz de encarnar essa mística na realidade missionária de nosso apelo fundante.

Imensa gratidão a todos e todas, que teceram e tecem esse tear de fios interlaçados, com linhas matizadas de cores e sentidos no universo cosmológico de nossas existências.

O crescimento formativo integral é na reciprocidade de nossas historicidades, que seguem partilhadas na mística uníssona de nossa alteridade.

A formação segue no cotidiano de nossos teares existências, como ecos de reciprocidade e corresponsabilidade.

Honramos a alteridade e a singularidade existencial.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo