Vimos até você, agente de Pastoral Carcerária e pessoas empenhadas na construção de uma cultura de paz, indicar uma leitura/caminho para aplicação de círculos nas unidades prisionais.
A obra JUSTIÇA RESTAURATIVA NA EXECUÇÃO PENAL: um manual para aplicação de círculos de construção de paz em unidades prisionais foi escrita por Maxuel Pereira Dias (facilitador de círculos restaurativos) e Decildo Ferreira Lopes (Juiz de Direito).
O livro nos mostra ferramentas da Justiça Restaurativa que podem ser aplicadas no sistema prisional e quais os benefícios se obtém dessa inciativa. A escrita é fruto do resultado da experiência do projeto Além da Punição, vencedor do Prêmio Boas Práticas da Justiça Criminal (2019), do Fórum Nacional de Juízes Criminais. O conteúdo vai além da apresentação teórica de como se aplicar círculos na prisão, pois seu enfoque é mostrar de forma didática e fundamentada o método e sua contribuição no relacionamento prisional.
Há muitas perguntas em relação ao processo de aplicação das ferramentas restaurativas no cárcere. Este caminho é percorrido na obra a partir da implementação da JR na unidade prisional de Goianésia(GO). Portanto, o leitor poderá se orientar a partir da experiência descrita tomando nota desde os primeiros contatos com a instituição até a aplicação dos círculos.
A obra é também um convite para refletirmos a falência do sistema prisional e o estado de coisas inconstitucionais. A Justiça Restaurativa é um dos caminhos praticados diariamente que oferece à política penitenciaria a oportunidade de sair do campo das ideias rumo a transformação, rumo ao aprimoramento da justiça criminal.
O livro pode ser adquirido no formato digital ou físico pelo site da editora Paulus
*Os valores arrecadados serão revertidos por inteiro para a Pastoral Carcerária. *