Por Melissa Maciel
Da Assessoria de Comunicação da Diocese de Osório
Em atenção ao trabalho realizado pela Pastoral Carcerária (PCr) no Litoral Norte gaúcho, a Diocese de Osório, por meio da coordenação diocesana da Pastoral Carcerária promoveu nos dias 20 a 22 de outubro, a primeira etapa do curso da Escola do Perdão e Reconciliação (EsPeRe). Uma segunda etapa do curso está prevista para 17 a 19 de novembro, em Torres, deste que é um curso de extrema relevância para o trabalho evangelizador nas instituições prisionais.
Para a coordenadora paroquial da PCr em Torres, Iara Maria de Carvalho, a atuação da Pastoral Carcerária se dá pela presença, citando a frase bíblica “Estive preso e viestes me visitar” (Mt. 25, 36). “A presença de Jesus e da Igreja no cárcere levando a esperança, a acolhida, o cultivo da fé e da restauração da atual condição de prisão para uma vida plena e digna após a saída do presídio”, explica Iara.
Ainda de acordo com a coordenadora, a PCr busca auxiliar de forma que a sociedade possa superar preconceitos e aceitar homens e mulheres que passaram pelo cárcere novamente ao convívio social por meio da oferta de emprego, apoio e convivência familiar.
O trabalho da PCr ganha mais força pelas parcerias realizadas com advogados, Defensoria Pública, Promotores de Justiça, permitindo a solução e encaminhamentos dos mais variados.
A Formação – EsPeRe
A atividade aconteceu no Centro de Pastoral da Paróquia São Domingos de Torres e reuniu cerca de 30 agentes da Pastoral das paróquias de Osório, Tramandaí, Torres, dentre outras. Também estiveram presentes profissionais da segurança dos presídios e da área de saúde que atuam nas instituições prisionais.
A formação foi coordenada pela irmã Imelda Maria Jacoby, de Passo Fundo, que é atualmente a coordenadora estadual da PCr e coordenadora nacional da EsPeRe, que tratou dos fundamentos da Justiça Restaurativa, a partir do perdão e da reconciliação.
O encontro também contou com a presença da coordenadora do Núcleo de Fundamentos da Justiça Restaurativa, Evanice Luiza Diedrich Schroeder, de Montenegro.
Segundo irmã Imelda, “um dos focos da atual coordenação estadual da PCr é a sensibilização dos agentes para a Justiça Restaurativa, em vista de uma mudança do panorama atual de justiça punitiva”.
A Pastoral Carcerária da Diocese de Osório tem como referencial o Frei Romualdo Breda da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes – Tramandaí. Como coordenador diocesano o agente de Pastoral, Joaquim Alcides Oliveira Lima, de Osório.