VI Dia Mundial dos Pobres – Chinelos aos pés descalços de Jesus no Cárcere!

 Em Igreja em Saída, Notícias

Jesus Cristo fez-se pobre por vós (cf. 2 Cor 8,9)

A comunidade paroquial São Francisco de Assis, em sintonia com a Área Pastoral de Passo Fundo, articulou uma coleta de chinelos para uma ação social em prol das pessoas privadas de liberdade. Pertencente à Arquidiocese de Passo Fundo – CNBB Sul 3, a Paróquia São Francisco de Assis, neste 2022, celebra 40 anos de evangelização junto ao cárcere, pois, nascera, por inspiração de Dom Urbano Allgayer para, preferencialmente, atender as pessoas privadas de liberdade no Município de Passo Fundo.

A Pastoral Carcerária compõe as pastorais sociais arquidiocesanas e quer ser um sinal do Evangelho junto as pessoas privadas de liberdade. Sob a responsabilidade da Pastoral Carcerária estão inúmeras atividades, desde visitas aos presos e seus familiares, celebrações, reflexão da Palavra de Deus, estudos formativos, partilha de alimentos, itens básicos de higiene, vestuário etc.

A inspiração bíblica à missão pastoral provém de Mateus: “tive fome e vocês me deram de comer, tive sede e me deram de beber, era estrangeiro e me acolheram, estava nu e me vestiram, estava doente e me visitaram, estava na cadeia e vieram me ver” (Mt 25,35-36).

Neste sentido, em razão do VI Dia Mundial dos Pobres, celebrado no domingo, 13 de novembro, com o lema “Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (2 Cor 8,9) a Pastoral Carcerária, em comunhão com as paróquias de Passo Fundo, propôs uma ação solidária em prol das pessoas privadas de liberdade. As comunidades paroquiais e todas as pessoas de boa vontade foram convidadas a realizar a doação de chinelos masculinos e femininos. As doações recebidas nas paróquias serão, posteriormente, entregues aos cuidados da Pastoral Carcerária que, em sintonia com a equipe técnica prisional, realizará a partilha com os presos mais pobres.

Papa Francisco motiva-nos, à luz do Evangelho, para a solidariedade, a partilha, a caridade com os pobres, pois Jesus Cristo fez-se pobre por nós! Recorda-nos em sua mensagem que “a verdadeira riqueza consiste no amor recíproco que nos faz carregar os fardos uns dos outros, para que ninguém seja abandonado ou excluído”, e que “A pobreza de Cristo torna-nos ricos, a riqueza de Jesus é o seu amor, que não se fecha a ninguém, mas vai ao encontro de todos, sobretudo de quantos estão marginalizados e desprovidos do necessário”.

Bem expressou Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida: “Deus não criou os pobres; nós criamos a pobreza!”

A Pastoral Carcerária, portanto, ao realizar as visitas aos/às irmãos(ãs) privados de liberdade distribuirá as doações. Foram também arrecadados alimentos não perecíveis, que serão doados às famílias vulneráveis ligadas à comunidade prisional. Façamos, povo de Deus, deste VI Dia Mundial dos Pobres uma saudável oportunidade para nosso exame de consciência, questionando-nos se, verdadeiramente, a opção pelos pobres, em Cristo, compõe nosso testemunho cristão e humano.

Paz e Bem!

Padre Leandro de Mello
Assistente eclesiástico da Pastoral Carcerária Arquidiocesana de Passo Fundo RS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo